domingo, 29 de abril de 2012

SINTONIA SEMANAL - As soluções de que estamos à procura


“Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o SENHOR dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso” (2 Reis 5.1 a 19 – destaque v.1)



A Bíblia nos conta uma história sobre um homem chamado Naamã, o chefe militar que estava doente com lepra. Naamã foi aconselhado a ir ver um profeta chamado Eliseu em Israel que lhe dissesse a cura. Quando Naamã foi ao encontro de Eliseu, ele não foi recebido pelo próprio profeta, mas sim por um dos seus mensageiros, que lhe disse o remédio simples: Vá ao Jordão e lave-se sete vezes, e será curado.

Em vez de estar feliz por ter recebido esta receita, Naamã estava com raiva, Por não ter sido recebido pelo profeta e pela proposta simples de banhar-se no Jordão, pois na Síria havia rios muito melhores. Ele não acreditava no milagre. Um servo seu o incentivou a fazer o que o profeta mandara dizer, não precisava acreditar, mas simplesmente fazer.

E assim procedeu. Mergulhou a primeira vez e nada, a segunda a terceira e nada.....mas quando deu o sétimo mergulho, ocorreu o milagre. Para vermos milagres não precisamos acreditar que vai acontecer, precisamos seguir o conselho da Toráh, e do Zohar, e assim veremos maravilhas acontecer em nossas vidas.

Algumas pessoas dizem: “Não acredito na meditação dos 72 Nomes de D-us”! Não é preciso acreditar, faça, mesmo que seja por curiosidade, e espere que as bênçãos vão se manifestar. A Espiritualidade somente é atingida pela perseverança e confiança no Criador, de onde provém a solução dos nossos questionamentos. Shalom! 

Prof. Altamiro de Paiva

sábado, 28 de abril de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – Parashá Tzaria-Metzorá, Semeai


Pararashá Mística 27º, Lv l2:1-13:59, Dia 28 de Abril;

ZORRA – VOL 15



Esta conexão expressa como deve se comportar o receptor, e, no Zorra, as considerações de como a mulher concebe um filho. Se ela tem o orgasmo primeiro do que o homem virá um menino, no caso contrário, o homem virá uma menina, embora ao Criador caiba a decisão sobre a vida.

Tal comparação está relacionada com o desejo de receber a luz. A expressão do desejo motiva a sua realização, e isso deve ser manifestado com plena alegria, se não a concretização do almejado pelo ser humano poderá vir através da dor. O importante, portanto é manter o anseio.

Se assim procedermos, o vazio se manifestará diferente, ou seja, ele será pleno, e compreenderemos que há necessidade de fazermos ainda mais para mais receber. Deste modo precisamos entender que apesar do desejo poder determinar a possibilidade de atingirmos o fim, o Criador pode mudar o curso da história. Shalom!



Prof. Altamiro de Paiva

sexta-feira, 27 de abril de 2012

SHABAT SHALOM – Tudo está no Controle do Criador


Estive esta semana no leito de enfermidade dum primo meu bastante debilitado por uma enfermidade que o está consumindo. Puxa, meus olhos lacrimejaram, me senti tão impotente, e dentro de mim a minha alma gritava, Criador quando tudo isso vai passar? Desviei meu olhar escondendo a lagrima que escorria, e olhei para porta, e vi uma criança que passava, olhou para mim, e sorriu, num passe de mágica entendi, O que o Criador me mostrava: “Há esperança para o ferido como arvore cortado, marcado pela dor, ainda que na terra envelheça a raiz e no chão abandonado o seu tronco morrer.... HÁ ESPERANÇA PRA VOCÊ. Ao cheiro das águas brotará, como planta nova florescerá, seus troncos se renovarão, não cessarão os seus frutos e viverá”. Meu primo, D-us está no controle. SHABAT SHALOM!


terça-feira, 24 de abril de 2012

SINTONIA SEMANAL – Lembrar do Bem




Muitas vezes nos esquecemos de gentilezas que outros fizeram para nós no instante em que essas pessoas deixam de corresponder às nossas expectativas e de atender aos nossos interesses pessoais. Perder a apreciação pelo bem que os outros fizeram por nós é o primeiro passo para esquecer o que Criador faz por nós diariamente.

Valorize e aprecie quem o ajudou, para que você possa alcançar um nível mais alto de apreciação pelo que o Criador lhe dá.

Yehudah Berg

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

De uma maneira ou de outra somos ajudados por alguém em nossa caminhada. O nosso Ego, principal Oponente tende fazer-nos esquecer daqueles que nos ajudaram e somos presunçosos em achar que tudo que temos ou somos dependeu exclusivamente de nós, não sabemos vivenciar a gratidão daí não sentirmos admiração por quem nos estendeu a mão.

Quando esquecemos a gratidão, não sabemos avaliar o quanto o Criador permitiu acontecimentos em nossas vidas, e até Dele, esquecemos. Precisamos retomar o exercício da Gratidão, pois assim fazendo, geramos no mundo espeiritual enertgias positivas, as quais nos levam para mais perto da Luz, do Criador.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

3A SEMANA DA CONTAGEM DO ÔMER


3° semana – ( 21/04 à noite – 27/04) – tifereth – BELEZA, EQUILIBRIO, CONSCIENCIA.

Já estamos na 3ª Semana da Contagem do Ômer, nos aproximando da Festa de Shavuot, Pentecostes, um marco um Portal Espiritual de profundo significado Kabalistico. Ademais esta semana está dentro do período da Lua Nova de Touro, onde nos sinaliza para o exercício do equilíbrio, da Beleza e da Cura.

O que realmente significa isso? Precisamos estar preparados para as mudanças que estão prestes a acontecer. A nossa reatividade estará mais sobre controle, e um incentivo maior a alta estima estará presente, mas, neste mês de Yiar, a CURA, é a tônica maior. Em nome do Criador faremos coisas maravilhosas, pois estamos receptivos a receber os oráculos do Eterno. Shalom!

sábado, 21 de abril de 2012

LUA NOVA DE YIAR – TOURO - 5772


“Soprai o Shofar na Lua Nova, no tempo fixado como dia da nossa festa. (Tehilim (Salmos) 81:4, Biblia Judaica).


A partir de 21 de Abril inicia-se o mês de: Iyar, no calendário Cabalístico Judaico. No Zodiaco o signo é o de Touro, a tribo de Yissachar, o Planeta é Vênus, letras Pei e Vav, e corresponde ao período da Contagem do Ômer.

Os Taurinos desenvolvem atividades de cura e possuem talentos para serem médicos, astrólogos, artistas, chefs, cantores e, é claro, pessoas de negócios.

Um bom Taurino vai sempre sentir a intensidade e sempre buscar conforto e paz de espirito, e se convencer que tudo está bem, mesmo nas piores situações, coisa que já deixa de ser "certeza na luz" e vira anestesia geral.

 

Aspectos do Mês:

O nome hebraico do mês é Iyar, cujas iniciais significam "Ani Hashem Rofecha" – "Eu sou Deus, Aquele que te Cura". Isso nos dá a capacidade de disparar processos de cura durante este mês.

Touro está associado com a glândula tireoide e com o pescoço, melhor conhecidos por sua teimosia ("pescoço duro").

O mês de Touro inteiro está na época chamada "a contagem do Omer", onde a Luz é intensa, sem filtros.

Nesse mês também podemos nos conectar com a essência da Cura, libertando-nos do poder da morte, com forte preponderancia na solução de enfermidades do corpo e da alma, uma abertura Cósmica de muito poder.

CONEXÃO DE SHABAT – Parashá Shmini, Oitavo


Pararashá 26º, Lv 9:1-11:47, 1Sm 20:18-42; (Machar Chodesh), Dia 21 de Abril;

O texto desta conexão tem o foco voltado para a morte de Nadav e Aviu, filhos do sumo sacerdote Arahon, quando ofereciam oferendas inadequadas. Foi realmente um instante de dor e sofrimento, e segundo o Zohar, também de purificação, que tem a haver com o numero oitavo.

Ao ser humano foi dada a oportunidade de escolha que chamamos de livre arbítrio, em todo instante da nossa existência. Aprendemos como nos comportar dentro do convívio social, mas também temos informações sobre as leis espirituais, e algumas vezes estabelecemos um curto circuito.

A desconexão com o Criador ocasiona uma aproximação com a escuridão, e ficamos a mercê do sofrimento e da morte. Ao pagarmos o preço por oferecermos oferendas inadequadas, passamos pelo processo de purificação que nos torna mais adiante reconectados com o Eterno.

Estamos na contagem do Ômer até chegarmos em Shavuot, instante em que a Lei do Criador está prestes a ser entregue. Precisamos meditar e refletir sobre a nossa vida, se inadequadamente estamos servindo ao Eterno, para evitarmos juízos, e que existindo eles possam ser adoçados, com consequências suportáveis, e com correções. Shalom!

Prof. Altamiro de Paiva

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Shabat Shalom - Rumo a Lua Nova de Touro

Mais um instante de paz interior nos chega, não apenas como um descanso físico semanal como muitos acreditam, mas como um portal cósmico que se abre no contato direto com aluz circundante do Criador. Anjos sobem e descem como energias positivas cujas vibrações nos traz paz e acima de tudo cura do corpo e da alma. Chegou o Shabat, Shabat Shalom!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

LUA NOVA DE YIAR - TOURO



“Soprai o Shofar na Lua Nova, no tempo fixado como dia da nossa festa. (Tehilim (Salmos) 81:4, Biblia Judaica).

No dia 21 de abril, próximo sábado, um novo Portal Cósmico está se abrindo, a Lua Nova de Yiar, Touro, quando situações diversas serão mostradas para que possamos, estar atentos ao nosso dia-dia. Segundo a Toráh os nossos atos não são determinados pelo Zodíaco, mas as informações servem como sugestão para o exercício do livre arbítrio concedido pelo Criador.

terça-feira, 17 de abril de 2012

SINTONIA SEMANAL - Deus, onde estás?


Geralmente pensamos que Deus nos ignora, quando na verdade somos nós que ignoramos, ao permanecermos inconscientes e insensíveis à dor ao nosso redor. É por esse motivo que os Tzadikim (pessoas espiritualmente elevadas) dedicam integralmente seu tempo a ajudar os demais. Eles conhecem um enorme segredo: quando estamos ocupados cuidando dos outros, a Luz se dá conta disso e cuida de nós.

Saiba com seu coração que a Luz nunca o abandona, mas que está simplesmente esperando que você abra seus olhos ao sofrimento dos outros, e que faça algo a respeito – em qualquer nível.

Yehudah Berg

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

Profundamente significativo o texto do Prof. Yehudah, mostrando que o Criador não está alheio aos atos humanos. Algumas vezes nos omitimos por conveniência de compartilhar com quem precisa, de qualquer coisa que possuímos, e perdemos o foco do amor ao próximo, e assim nos distanciamos rumo a escuridão.

Temos a possibilidade de sermos instrumentos nas mãos do Criador, para abençoar pessoas. Quando assim procedemos somos beneficiados pelas leis espirituais, e somos alcançados por seus efeitos, e nesse sentido recebemos mais luz e cumprimos os desígnios do Eterno, compartilhando o que nos é dado e atingindo assim a equivalência de forma. Shalom!


segunda-feira, 16 de abril de 2012

2° semana – (14/04 à noite - 20/04) – guevura – FORÇA, RIGOR, LIMITES.



Guevurah é o braço esquerdo de D´us, é a dimensão onde nos ligamos com o poder de restringir as necessidades inatas, os impulsos, as energias e a própria luz. Na verdade Guevurah esta aqui para dar limites a benevolência de chessed, mas que acabamos fazendo de forma desequilibrada, com faltas ou excessos. Limitamos o que não deve e deixamos agir o que também não deve!

Conhecida como o atributo do juízo (midat hadin), restringe a ação da criação, restringe a ação dos inimigos internos e externos.

Chessed e Guevurah atuam juntos para criar uma balança. Chessed é o braço direito e Guevurah o esquerdo.

Em Guevurah encontramos o poder da força, a força na palavra, ação, mente, emoção, com chessed sua energia penetra em tudo.

A palavra Guevurah tem a numerologia de 216 = 3 vz 72 ( que é a numerologia de chessed), 72 são os Nomes de D´us (códigos).

Mas aqui encontramos a qualidade de temor a D´us. Guevurah é uma expressão divina de justiça, senão tivermos temor (respeito-humildade) como vamos obedecer a D´us, como vamos nos desfazer de nosso julgamento??

Baruch atá Ado-Nai Elo-Heinu MeleKh HaOlam,

Asher KideShanu Be Mitsvotav Ve Al Sefira HaOmer.

Bendito Sejas Tu, Ó Eterno, nosso D-us, Rei do Universo,

que nos santificastes com teus mandamentos

e nos ordenaste contar o Ómer.

Em seguida menciona-se o nº do dia e o nº de semana e dias que representam

Chesed shelbeGuevurah

Pois é, sem chessed guevura é puro rigor, pura tirania, é quando machucamos o outro. Amenizar a força, as suas energias, a forma como você se coloca é tão fundamental, é não ser doce nem amargo, ou saber ser doce e amargo.

Respiro fundo…medite nas palavras Chessed de guevura, pense no controle, na amenidade, na docilidade que a sua ação tem que ter, nas situações onde você ainda é brabo(a), rigoroso(a)… onde entras com um forte rigor.

Amenize com pulso firme.

Que tal?

No final da Contagem diz-se:

Arachamen iachzir Avodat Beit aMiKdash Limkomah bimherah Beiameinu.

Ó D’us misericordioso faça restabelecer o serviço do Templo, em seu lugar, pronto em nossos dias.

Ribon Shel Olam – ö Senhor do Mundo!

Tu nos recomendastes por meio de Moises, teu Servo, a contagem do omer para nos purificar das nossas Klipot (cascas) e da nossa impureza, segundo escreveste na Tua Torá: “E contareis para vós desde o dia seguinte ao primeiro dia festivo, 50 dias, para que sejam purificadas as almas de Israel de suas impurezas. Assim seja do teu agrado, ó Eterno, nosso D’us e D’us de nossos pais, que por eu ter cumprido o preceito da contagem do Omer, seja remediado o que falte do segredo contido no dia do omer de hoje, e seja eu purificado e santificado com santidade das alturas. Amen. Selah

quinta-feira, 12 de abril de 2012

HOJE É O SÉTIMO DIA DE PÊSSACH


A partir do pôr do sol desta quinta-feira, estamos nos Conectando com a Abertura do Mar Vermelho e Os 72 Nomes de Deus.

Pela Tradição este é o dia em que os israelitas após saírem do Egito se depararam com o Mar Vermelho. Segundo a Kabbalah, o Egito representa nossas limitações e bloqueios e a Abertura do Mar Vermelho representa o poder para transcender o que parece impossível. A maioria de nós já ouviu falar dessa história, o que poucos conhecem é a tecnologia de ponta que se encontra codificada e oculta na passagem bíblica. Esta tecnologia é chamada Os 72 Nomes de Deus e é a chave - sua chave - para se livrar de uma vez por todas da depressão, do estresse, da estagnação, raiva, doenças e muitos outros problemas físicos e emocionais.

Os 72 nomes de Deus não são “nomes” no sentido comum. Eles não têm nada a ver com uma assinatura em um documento ou no verso de um cartão de crédito. Ao invés disso, eles representam a conexão com a energia espiritual infinita que flui através das realidades da vida. No momento em que você acessa essas três fontes de poder - as três letras de cada nome de Deus - e as organiza da maneira correta, você adquire a capacidade de controlar e transformar todo o seu mundo de forma positiva.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

CONTAGEM DO ÔMER SEMANAL - 1a Semana


 



Serão 7 dias sob a energia de CHESSED – FALA-SE “RRESSED”, misericórdia em hebraico.

Começamos a olhar a energia do dia no seu inicio, sendo que tradição judaica a contagem é feita no final do dia, correspondente.

Iniciamos as nossas meditações com uma oração de abertura e fechamos, depois da leitura, também com uma oração.

CERIMONIAL DA CONTAGEM DO ÔMER.

Todas as noites recita-se a seguinte Benção:

Baruch atá Ado-Nai Elo-Heinu MeleKh HaOlam,

Asher KideShanu Be Mitsvotav Ve Al Sefira HaOmer.

Bendito Sejas Tu, Ó Eterno, nosso D-us, Rei do Universo,

que nos santificastes com teus mandamentos

e nos ordenaste contar o Ómer.

Em seguida menciona-se o nº do dia e o nº de semana e dias que representam.

CHESSED

Você sabe por que começamos com chessed, misericórdia, por que aqui esta a dimensão da benção, da luz, das energias positivas que você …com certeza… quer receber. Vamos começar a mexer na porta de entrada da vida, da sorte, das bendições.

E sabe como????

RELAXANDO, PERDOANDO…sendo misericordioso… pensando como esta dimensão acontece em tua vida como um instante de reconciliação consigo, com seus semelhantes, familiares e com o Criador.

Cada meditação e palavra escrita aqui vão te ajudar a transformar elementos internos, espirituais…

Mas a idéia neste ano é trabalharmos com a consciência de nossos defeitos, a contra-inteligência – resistências e atitudes negativas que temos que atraem as cascas (obsessões, larvas e etc…)

No final da Contagem diz-se:

Arachamen iachzir Avodat Beit aMiKdash Limkomah bimherah Beiameinu.

Ó D’us misericordioso faça restabelecer o serviço do Templo, em seu lugar, pronto em nossos dias.

Ribon Shel Olam – ö Senhor do Mundo!

Tu nos recomendastes por meio de Moises, teu Servo, a contagem do omer para nos purificar das nossas Klipot (cascas) e da nossa impureza, segundo escreveste na Tua Torá: “E contareis para vós desde o dia seguinte ao primeiro dia festivo, 50 dias, para que sejam purificadas as almas de Israel de suas impurezas. Assim seja do teu agrado, ó Eterno, nosso D’us e D’us de nossos pais, que por eu ter cumprido o preceito da contagem do Omer, seja remediado o que falte do segredo contido no dia do omer de hoje, e seja eu purificado e santificado com santidade das alturas. Amen. Selah

Baruch atá Ado-Nai Elo-Heinu MeleKh HaOlam,

Asher KideShanu Be Mitsvotav Ve Al Sefira HaOmer.

Bendito Sejas Tu, Ó Eterno, nosso D-us, Rei do Universo,

que nos santificastes com teus mandamentos

e nos ordenaste contar o Ómer.

NÓS KABALISTAS FAREMOS REFERENCIA AO ÔMER POR SEMANA

terça-feira, 10 de abril de 2012

CONTAGEM DO ÔMER – datas 2012












26 MAIO – SHAVUOT - PENTECOSTES

A CONTAGEM DO ÔMER – Período de Reflexão Espiritual



Estamos agora em um período místico conhecido como o Omer. São 49 dias entre Pêssach e Shavuot (Pentecostes), onde somos submetidos a testes pessoais. Trata-se de uma dramática mudança da intensa infusão da energia bastante animadora que muitos de nós sentimos nas últimas semanas. A palavra Omer significa "preciso" e "pequeno", indicando a escassez de energia espiritual durante esta época.
Do ponto de vista prático, questões que achávamos que havíamos deixado de lado, começarão a reaparecer. Não se trata de punição, mas na verdade de uma oportunidade de irmos para o nosso próximo nível.
É sempre melhor prevenir do que remediar. Não entre em pânico, não fique imerso em autopiedade, nem mergulhe no rio da negação. Saiba apenas que quanto maior o desafio, maior a recompensa.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

SINTONIA SEMANAL – Devemos Controlar a Raiva (Ira)



TANACH (Bíblia Hebraica) - A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15:1;

Toda pessoa tem traços naturais, e outros adquiridos na caminhada desta vida e no processo de relacionamentos com outros. A pessoa precisa sempre reavaliar seus traços e lutar para trazê-los na direção do caminho de retidão. O mais difícil é o processo de reavaliação, pois ele somente ocorre se a pessoa com humildade “olha para dentro” a fim de enxergar como ela age e se comporta na vida. Este processo é contrário à natureza preguiçosa e autocomplacente da maioria das pessoas.
De fato, são necessárias força e coragem raras para reavaliar nossos conceitos sobre o mundo e sobre nós mesmos. Um exemplo de reavaliação e correção pode ser visto no traço da RAIVA. Há necessidade de haver controle emocional para não se enraivecer ou se tornar uma pessoa raivosa, pois estes traços são deploráveis e causarão a destruição da vida da pessoa. Portanto, os Sábios ensinaram que qualquer indivíduo que se enraivece sofre a partida de seu intelecto, ou seja, a sua alma é literalmente deslocada do seu corpo, deixando-o “vazio” e pronto para ser preenchido por algo negativo.
Assim acontece com a Idolatria, pois o corpo da pessoa se torna agora um altar para uma força maligna e antagônica a D-us. Daí não ser aconselhável olhar nos olhos de uma pessoa irada, pois o que se vê é o reflexo de um poder negativo perigoso – de um altar para idolatria. Se uma pessoa é naturalmente irada, ela deve se treinar para não se irar, devendo se esforçar a agir com humildade e paciência para com outras pessoas e até com animais fazendo disso um hábito.
Isso deve ser feito até que este indivíduo adquira permanentemente estes traços positivos. A raiva é uma klipah,“casca” ou força negativa, que bloqueia a luz do Criador e quando descartada  assim como na remoção da casca de uma fruta doce, revela a benevolência interior da alma. Somos a imagem da Luz, doando aos outros o amor e a compreensão, mesmo num mundo hostil. Tente fazer essa mudança? Shalom! 
Prof. Altamiro de Paiva

sábado, 7 de abril de 2012

PÊSSACH 2012 - BIRKÁT COHANÍM


BIRKÁT COHANÍM - A BÊNÇÃO DE AHARON - SACERDOTAL
COM O PROF. ALTAMIRO DE PAIVA - EM HEBRAICO

PÊSSACH EM FAMILIA 2012


INSTANTES DA BÊNÇÃO DO VINHO EM OUTRO ANGULO - NA MESA PRATINHOS COM MATZÁ, PÃO ASMOS, SEM FERMENTO.

PESSACH 2012


FESTA DE PÊSSACH EM FAMÍLIA - MOMENTO DA BÊNÇÃO DO VINHO

PÊSSACH EM FAMILIA 2012



Realização de Pêssach 2012 em família no modo Kabalista

CONEXÃO DE SHABAT – Parashá Shmini, Oitavo


Pararashá 26º, Lv 9:1-11:47, 1Sm 20:18-42; (Machar Chodesh), Dia 07 de Abril;


O texto desta conexão tem o foco voltado para a morte de Nadav e Aviu, filhos do sumo sacerdote Arahon, quando ofereciam oferendas inadequadas. Foi realmente um instante de dor e sofrimento, e segundo o Zohar, também de purificação, que tem a haver com o numero oitavo.

Ao ser humano foi dada a oportunidade de escolha que chamamos de livre arbítrio, em todo instante da nossa existência. Aprendemos como nos comportar dentro do convívio social, mas também temos informações sobre as leis espirituais, e algumas vezes estabelecemos um curto circuito.

A desconexão com o Criador ocasiona uma aproximação com a escuridão, e ficamos a mercê do sofrimento e da morte. Ao pagarmos o preço por oferecermos oferendas inadequadas, passamos pelo processo de purificação que nos torna mais adiante reconectados com o Eterno.

Neste período de Pêssah, é um instante de reflexão para entendermos que precisamos nos esforçar para vencer o nosso Ego, o Faraó, a má inclinação, para podermos vivenciando e vencendo o sofrimento, atravessarmos o mar vermelho, passar pelo deserto, tomar posse dos oráculos de D-us, e finalmente atingirmos a terra prometida, Canaã, que é a Plenitude Espiritual. Shalom!



Prof. Altamiro de Paiva

terça-feira, 3 de abril de 2012

PÊSSACH – Páscoa em 6 e 7 de Abril

Durante Pêssach, temos a oportunidade única de largar nosso ego e ver como é a vida com simplicidade, certeza e paixão. De acordo com o calendário kabalístico, a noite de Pêssach, consiste numa abertura cósmica única no Universo. A porta da prisão é destrancada e podemos sair, livres do cativeiro do ego e do medo.
O Seder (um jantar em várias etapas) é nosso plano de fuga. Tradicionalmente considerado um banquete, o Seder (que significa "ordem") é, em realidade, uma tecnologia sofisticadíssima. Cada elemento do prato recebe a energia de Pêssach, ajudando-nos a ordenar nossa vida de acordo com as dez Sefirot - a Árvore da Vída kabalística.


segunda-feira, 2 de abril de 2012

SINTONIA SEMANAL – ESPIRITUALIDADE É COMPROMISSO


TANÁCH – Como o soltar das águas é o início da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão. Provérbio 17:14.

Às vezes a coisa mais proativa que podemos fazer em um conflito é sair dele. Todos nós passamos por aquelas situações aonde as coisas vão esquentando muito e a outra pessoa já perdeu ou está a ponto de perder o controle. Pode ser muito destrutivo alimentar esse fogo. Muitas vezes é útil dar um tempo, deixar a pessoa se acalmar e voltar depois que ela recuperar a perspectiva das coisas.

Contudo, tenha claro em sua mente: espiritualidade é compromisso. Muito embora tenhamos nos retirado da situação, não queremos tirar essa pessoa de nossa mente ou de nosso coração. Ainda que ela tenha algumas questões com as quais precise trabalhar, essa pessoa está em nosso filme e, portanto, há um motivo – e uma oportunidade de fazermos uma correção. (Yehuda Berg, do Kabbalah Centre Brasil)
 

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

Esta sintonia mexe conosco muitas vezes em situações que não deveríamos ter entrado. Passamos a compactuar com episódios na vida e logo nos vemos em situação de desequilíbrio espiritual, e o pior prejudicamos a espiritualidade de alguém. É preciso parar e recomeçar para continuar a conexão com o Criador.

Isso deve acontecer de maneira racional sem sentimentos de culpa que nos acometa ódio, ressentimentos ou pecado diante do Eterno, claro, foi muito rápido, as partes podem recomeçar. Essa cena nos coloca numa situação proativa de perdão mútuo, e de recomeço com muito mais maturidade, com as lembranças apenas de uma passagem. Shalom!