terça-feira, 22 de maio de 2012

LUA NOVA DE SIVAN – GÊMEOS - 5772

“Soprai o Shofar na Lua Nova, no tempo fixado como dia da nossa festa. (Tehilim (Salmos) 81:4, Biblia Judaica).

Um período excelente para se iniciar novos estudos e relacionamentos. È um período também que nos desinteressamos rapidamente por coisas.
A letra Resh está associada a Mercúrio, regente de Gêmeos. É associada a serenidade uma vez que somente a mente serena pode perceber o mundo a sua volta com muita profundidade.
A letra Zain é associada a Gêmeos, e tem a propriedade de integrar os dois mundos: o espiritual e o físico. A meditação nestas letras ajuda a acalmar a mente e combater a estagnação. Shalom!

domingo, 20 de maio de 2012

LUA NOVA DE SIVAN - GÊMEOS - EVENTO


 “Soprai o Shofar na Lua Nova, no tempo fixado como dia da nossa festa. (Tehilim (Salmos) 81:4, Biblia Judaica).

No dia 21 de Maio, Segunda Feira, um novo Portal Cósmico está se abrindo, a Lua Nova de Sivan, Gêmeos, quando situações diversas serão mostradas para que possamos, estar atentos ao nosso dia-dia. Segundo a Toráh Oral os nossos atos não são determinados pelo Zodíaco, mas as informações servem como sugestão para o exercício do livre arbítrio concedido pelo Criador.

O calendário kabalístico é baseado nos ciclos da Lua, e em cada mês nos afeta de forma diferente. A Conexão de Lua Nova oferece consciência e meditações especiais para nos ajudar a usar a energia do mês para alcançar mais felicidade e plenitude. Teremos um bate-papo na Web no seguinte endereço:


 Ao abrir a página coloque seu nome sem senha e enter.


sábado, 19 de maio de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – BEHAR e BECHUKOTAI - No monte, Em minhas Leis


Parashá Mística Nº 33 – VAYIKRÁ, Lv 25:1-26:2, Lv 26:3-27:34, Jr 16:19-17:14, para 19 de Maio de 2012.

ZOHAR VOL. 16



Estas duas Porções fazem referencias as recomendações dadas ao povo de Israel. Consistia em orientações sobre a terra, o seu descanso de sete e sete anos, e o ano Jubileu que ocorreria ao completar 50 anos. O Direito de propriedade bem como o direito sobre as pessoas foi bastante enfatizado.

Outras recomendações foram dadas, com a lembrança do Shabat para o homem e para a terra. Há promessas de bênçãos mas também há lembranças de situações difíceis a enfrentar, caso o nosso povo viesse a desobedecer as Mitsvot. Há um incentivo a Tsedaká, para ajudar aos mais necessitados.

O pecado da Idolatria foi novamente abordado para compreendermos que o Criador é o Echad, o único que deve ser adorado e louvado, num reconhecimento a sua unicidade. Quando deixamos de lado a Luz do Criador, nos aproximamos da escuridão, e deixamos de lado o nosso próximo, nos tornando egoístas, e desconectados do Criador.
 

Prof. Altamiro de Paiva

sexta-feira, 18 de maio de 2012

SHABAT SHALOM – Mantendo-se Conectado ao Criador


O cotidiano é como um instante de conquista, tudo fazemos e utilizamos o que temos para  obtermos. É o desejo de receber que pulsa dentro de nós, passando desapercebido como se encontra o nosso próximo. Esse sentimento de posse exclusiva, sem compartilhar nos afasta da luz, e nos coloca na escuridão, tamanho o Ego que se sobrepõe a quém estar ao nosso lado necessitando. Compartilhando com o Outro, exercitamos a mais sublime Tsedaká, e nos Conectamos mais uma vez com a Luz, com o Criador. SHABAT SHALOM!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

SHABAT SHALOM – No Caminho da Luz


Um dia nublado em Natal-Rn, um tom triste envolve a tarde sem aqueles detalhes que nos entusiasmam para a chegada de mais um final de semana. Abri a janela do meu Apê, e pude ver um pequeno pardal voando em direção ao seu ninho, com um graveto preso no bico. Pousou de maneira orgulhosa, sendo saudada pelos pequenos pardais filhotes, que recebiam a mãe por ter regressado nesse pôr do sol. Parei e refleti, que bom voltarmos às nossas origens, e descansarmos. Chegou o SHABAT. SHABAT SHALOM!

terça-feira, 8 de maio de 2012

GRUPO DE ESTUDOS DE KABBALAH


Atenção, estamos interessados em formar um grupo de estudos de KABBALAH, com pessoas que moram em NATAL-RN, e tenham o desejo de reunirem-se para o Estudo da Torá, do Zohar e dos livros de Kabbalah.

Mesmo que você não tenha nenhum conhecimento de Kabbalah, mas há um desejo em seu coração de aprender, faça um contato conosco. A primeira coisa a fazer é entrar nesse link, e tornar-se membro do Blog, deixe seu e-mail, e lhe enviaremos grátis um mini-curso de KABBALAH PARA PRINCIPIANTES. E a partir daí, iremos marcar o nosso primeiro encontro. Não se trata de Grupo Religioso ligado a qualquer Religião, contudo, qualquer religioso pode dele participar. Shalom!

Prof. Altamiro de Paiva

5° semana –( 5/05 á noite -11/05) – hod – REVERBERAÇÃO, ACEITAÇÃO, ESCUTA


Já estamos na 5ª Semana da Contagem do Ômer, nos aproximando da Festa de Shavuot, Pentecostes, um marco um Portal Espiritual de profundo significado Kabalistico. Em Shavuot, Moshê recebeu as tábuas dos Mandamentos, estando lá presente não somente os Hebreus libertos, mas muitos das nações que acompanharam o povo.

Ademais esta semana está dentro do período da Lua Nova de Touro, onde nos sinaliza para o exercício do equilíbrio, da Beleza e da Cura, e também a forte energia espiritual de Lag B’Omer. O aniversário de falecimento do Rabi Shimon Bar Yochai nos trás a memória a importância de um devotado Kedoshim, cuja vida de fidelidade ao Criador, nos faz contagiar.

Nesse importante período da Contagem do ômer, Lag B’Omer, é um instante para fazermos uma profunda reflexão no sentido de estarmos atentos a Luz do Criador. A presença de algumas dificuldades na caminhada não deve nos desfalecer, pois em breve lá do Monte Sinai, relembraremos que a Toráh nos foi entregue, e sua presença simboliza a presença da arvore da vida entre nós, do próprio Criador. Shalom!

LAG B’OMER – DIA 09 DE MAIO


Gratidão a Shimon Bar Yochai 

No dia seguinte ao Pêssach entramos em um período de 49 dias conhecido como a Contagem do Omer. É uma jornada interna de busca e extração das nossas falhas e fraquezas do nosso caráter.

O Omer é uma das estradas mais esburacadas, que coloca nosso crescimento espiritual em cheque. O Lag B'Omer é a injeção de adrenalina que nos abastece para podermos completar a jornada.

Um dos dias energeticamente mais potentes do ano, Lag B'Omer é o aniversário de morte do Rabbi Shimon Bar Yochai, autor do Zohar. A Kabbalah explica que há uma tremenda quantidade de Luz disponível no universo nessa época.

SINTONIA SEMANAL – O Propósito da Existência


TANÁH – Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida. Provérbios 4:10.

“Na Cabalá e na Torá, os componentes do amor verdadeiro são bondade e justiça – e é muito difícil alcançar esses dois ideais. Bondade é a entrega de si mesmo, e dizer “o que é meu é seu”, sem condições ou limitações. Justiça é o respeito que se tem por outra pessoa, pela sua individualidade, pela sua posição e por suas possessões: “O que é seu é seu”. Não é como dizer “o que é meu é seu, e o que é seu é seu” É simples – e difícil – assim”. (Luz Infinita, Rabino David Aaron, pg. 24).

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

A intenção é muito significativa para aqueles que buscam o aperfeiçoamento da Espiritualidade. Sempre que consideramos o compartilhar, sempre devemos ver o outro, com os olhos da alma, mesmo que no nosso interior soframos a pressão do nosso Oponente, o EGO, o qual não permite esse instante de evolução do sentimento humano.

Mesmo assim há necessidade de procedermos ao Tikum, a correção dos nossos atos, que residem na nossa mente. Ao compartilharmos de maneira incondicional, geramos no mundo espiritual as condições de bênçãos que já estão disponíveis para aqueles que desenvolvem o amor ao seu próximo. Prossigamos no objetivo de alcançar a meta principal, o amor ao nosso semelhante, a todos que vivem. Shalom!

sábado, 5 de maio de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – Parashá Acharê-Kedoshim


Pararashá Mística 28º, Lv 14:1-15:33, 2 Rs. 7:3-20,

ZORRA – VOL 15



Após a morte de Nadav e Avihu, o Criador faz advertências sobre como entrar no lugar chamada “Santo dos Santos”, a câmara mais recôndita no Santuário, para oferecer os devidas oferendas.

Outro aspecto do serviço no Dia da Expiação é fazer um sorteio entre dois animais, cabras para determinar qual será oferecida ao Criador e a outra que seria despachada para o deserto carregando os pecados do povo. A Parashá de Acharê também adverte contra levar oferendas,corbanot, a locais impróprios, e disciplina o não consumir sangue, as leis do incesto e as relações sexuais impróprias.

A Parashá de Kedoshim começa com a declaração: “Serás sagrado, pois Eu, o Eterno teu D’us, sou sagrado”, seguido por dezenas de mitsvot (Mandamentos Divinos) através dos quais o povo judeu se santifica e se relaciona com o Criador. Essas incluem: a proibição contra idolatria, a mitsvá da caridade, o princípio da igualdade perante a lei, o Shabat, moralidade sexual, honestidade nos negócios, honrar e respeitar os pais e a santidade da vida.

Também em kedoshim está o dito do grande Sábio Rabi Akiva, um dos mais citados quanto ao estudo da Toráh, a respeito de quem Hilel disse: “Esta é a Torá inteira, o resto são comentários”: Ama teu próximo como a ti mesmo. Taí, o Princípio Maior, quando se ama ao próximo se compartilha. Shalom!

Prof. Altamiro de Paiva

sexta-feira, 4 de maio de 2012

SHABAT SHALOM – Aprimorando o Corpo e a Alma


Entramos no mês de Yiar no calendário Judaico, no qual a tônica é o aprimoramento do Corpo e da Alma. Em geral não damos valor as coisas da Espiritualidade, não nos lembramos do Criador, e somente em situações difícies procuramos o Eterno. Coisas da humanidade, da temporalidade, tambem passo por isso. Hoje por exemplo, me apercebo que o tom vespertino é de um descanso reflexivo, não está chegando apenas um Sábado, está chegando um Shabat. SHABAT SHALOM!