quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

SINTONIA SEMANAL – É Tempo para a Renuncia



Toda humanidade viveu a expectativa de um acontecimento quase que remoto, na história do Catolicismo: a Renuncia do pontífice Papa Bento XVI. O fato em si mexeu com a Santa Sé, e com os valores da Igreja Cristã no mundo, trazendo a baila especulações as mais variadas, com influencia até na Bolsa de Valores. Puxa!

Uma atitude discutível, mas acima de tudo corajosa do devotado homem, que reconheceu em sua fragilidade Humana, não ter mais forças suficientes para comandar a instituição sob a sua responsabilidade. Renuncia de poder, de status e também do próprio Ego, no controverso mundo do Cristianismo.

Recolhe-se a partir da próxima semana a Castel Gandolf, um sóbrio lugar de descanso e de oração, ficando na lembrança de todos, o religioso que com coragem saiu de cena, na hora e no tempo ceto do seu pontifícado. Quantos lutam e de tudo fazem prá não deixar o poder? Quantos mudam a legislação para se perpetuar?  Porém é num gesto como o de Bento XVI, que o caráter e a espiritualidade do homem são revelados. Podemos até não concordar com sua religião e dogmas, mas que se revelou um homem de coragem, ah! FOI!

By Prof. Altamiro de Paiva

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SINTONIA SEMANAL – É Tempo para a Espiritualidade


 
Vivemos em instantes difíceis, de violência pessoal, de miséria, de injustiça social, de preocupação com o futuro, com o emprego, enfim com um lugar ao Sol. Ficamos estressados, somos lesados, enganamos aos outros e tudo continua da mesma maneira, como se o Kosmos estivesse alheio a tudo que se passa na Sociedade Humana, completamente desorientada e quase sem valores.

Quando falamos no Criador, as pessoas torcem o rosto e acham que isso é assunto para alienados, enfim, com razões, foi isso que legou a religião ao homem decepcionado com as falcatruas das Igrejas. Uma coisa é certa, é preciso ficar ligado com os acontecimentos, pois as leis espirituais existem independentes de que acreditemos ou não, e aí está a grande “Eureka”.

Certamente um dia despertaremos e veremos que podíamos ter aproveitado mais a Espiritualidade, que encontramos na flor que desabrocha, no rio que corre no mar que espuma, no sorriso do filho ou da filha que não temos tempo para amar. Chegou o Estresse, vem a enfermidade, resistimos, fazemos um longo tratamento, perdemos um ente querido, e somente depois dessa tempestade, alcançamos a luz vencemos as dificuldades e descobrimos Hashem, o Criador. Por que tem que ser assim hein?

By Prof. Altamiro de Paiva

sábado, 16 de fevereiro de 2013

CONEXÃO DE SHABAT – TRUMAH - DOAÇÃO


 
TORÁH - Ex. 25:1 e 27:19

Rabino Gilad Kariv é o diretor-executivo do movimento do Judaismo Progressista em Israel.


Este ano, celebramos o início do mês de Adar entre "Shabat Shekalim" e o Shabat, quando lemos a porção da Torá "Truma" (doação). Shabat Shekalim lembra-nos que cada um de nós tem uma parte igual no desafio incrível que é o estado de Israel. Isso se consubstancia nas palavras, "os ricos não podem dar mais e os pobres não podem dar menos do que este meio siclo." (Êxodo 30).

Esta semana, quando lemos a porção da Torá, T'rumah, somos lembrados da importância da doação pessoal, que é feito de acordo com a capacidade individual e da consciência. "E D'us falou a Moisés dizendo: ' fala aos israelitas e ter-lhes traga-Me uma oferta. Convoque todos cujo coração impele-os a dar minha oferta.'" (Êxodo 25: 1-2).

No Shabat Shekalim, aprendemos sobre os direitos básicos e que todos nós devem tomar sobre nós mesmos como membros da sociedade. Truma convida-nos a dar de nós mesmos, para além das obrigações básicas e ser como se diz em Hebraico, um Rosh Gadol (uma pessoa que "vai a milha extra").

Desde a mais recente eleição do Knesset, que é o principal símbolo da nossa parte igual na democracia de Israel, estamos olhando para nossos funcionários recém eleitos na esperança de que eles vão trazer alterações significativas, nomeadamente em matérias perto de nossos corações, como membros do judaísmo progressivo. O mês de Adar inclui: Tel Hai batalha Memorial Day, a história de Ester e claro – Purim.

Neste último, é a Festa que nos lembra que todos nós temos a capacidade de influenciar, contribuir e fazer a diferença através de um vasto leque de possibilidades de ação e ativismo. Juntamente com estes novos membros do Knesset e seu avanço do pluralismo judaico em nosso nome, nós lentamente mas seguramente venha a perceber as palavras da Megillah: "E para os judeus houve luz e celebração e felicidade e enriquecimento." (A Meguilat Ester 08:16)

Feliz Adar e Chodesh Tov!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

COMO FAZER A MEDITAÇÃO DA LUA NOVA DE ADAR – PEIXES – 5773


 

Quem é Judeu ou professa o Judaismo por Opção, e segue a linha Mística da Kabbaláh, deve durante o período do mês, no caso de fevereiro, além das orações da Manhã, deve também, fazer a Meditação da Lua Nova. Como?

Voce imprime a meditação do Signo de Peixes. E com essa meditação você scanea as letras Hebraicas, fixa os olhos nas letras e diz ou Canta, tipo um mantra:

KADOSH, KADOSH, KADOSH, ADONAI TSAVAOUT (Treis Vêzes);

SANTO, SANTO, SANTO, SENHOR DEUS DOS EXERCITOS.

 

PS – A meditação não é a Bênção da Lua Nova que está no SIDUR, mas uma Reflexão Meditativa, que trás bênçãos. Não precisa acreditar, simplesmente faça.

 

LUA NOVA DE ADAR – PEIXES - 5773



Soprai o Shofar na Lua Nova, no tempo fixado como dia da nossa festa. (Tehilim (Salmos) 81:4, Biblia Judaica).

 

Desde o dia 10 de fevereiro deste mês de fevereiro, iniciou-se de acordo com o Zodiaco, o mês de Adar, e o Sígno de PEIXES. Neste signo a tribo é a de Naftali, e as letras Guimel e Kuf, e a festa é a de PURIM.. A celebração de Purim derruba as inibições que ocultam nossa essência interior. Normalmente, transformar o mal em santidade é um processo metódico. Entretanto, nossos Sábios ensinam que "o júbilo derruba todas as fronteiras". Através do "riso correto," atributo deste mês, transformamos obstáculos em oportunidades, um decreto para a destruição em um dia de celebração. Efetuamos esta transformação com a velocidade da tribo deste mês, Naftali, o mais rápido dos filhos de Yaacov.

Quanto mais nos engajamos na busca da felicidade para preencher nossos próprios desejos, mais elusiva a felicidade será. Da mesma forma, quanto mais nós nos dedicamos a trazer a felicidade para os outros, mais alegria jorrará sobre nós dos céus acima. Esta é a força paradoxal de Adar. Neste mês, concentre-se em trazer felicidade para os outros, e assim você mesmo receberá felicidade.

É um mês muito especial, por estarmos mais próximos da capacidade de receber a luz mais pura, por isto a alegria deste período. Assim como podemos ter muita luz, a sombra fica grande e é preciso eliminá-la, combatê-la. Devido ao fato da luz ser tão forte podemos experimentar a transformação de morte e renascimento, logo, peixes é um portal. Shalom!

Moré Altamiro de Paiva

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

SHABAT SHALOM – Lutando pela Correção


No caminho da espiritualidade tivemos dificuldades para uma compreensão melhor, nos ensinaram Religião e se esqueceram da espiritualidade. A primeira é capaz de dividir, excluir, enquanto a segunda nos põe em um patamar mais alto, quando compreendemos o papel do homem e o seu destino, e isso, une as pessoas, e desenvolve um interesse para desvendarmos os mistérios da vida.

Mas uma coisa que, muito nos angustia é como podemos melhorar a nossa vida espiritual e estarmos aptos a Redenção, aí a Religião entra vendendo uma graça oferecida sem a qualquer participação humana na sua história, na história do homem. Busca-se uma salvação exclusiva, onde benesses são recebidas sem qualquer esforço, digamos, do pecador, e aí reside o equívoco histórico.

Na realidade o Criador é capaz de lavar as manchas da alma, mas somente o fará, se à Ele nos dirigirmos conscientes dos nossos desvios espirituais, sanáveis exclusivamente com a obediência das Mistsvot, dos Mandamentos. É preciso realizar os trabalhos necessários, de ordem espiritual para estarmos aptos a ação do Eterno, e predispostos ao processo final que levará o homem ao Olam Rabáh, ao mundo vindouro, a Redenção. SHABAT SHALOM!

By Moreh Altamiro de Paiva