sábado, 27 de abril de 2013

SHAVUAH TOV – Rumo ao Olam Rabáh


 
Começamos a repensar nosso trabalho, nossos objetivos a alcançar, metas a atingir, e por que não dizer a contabilizar lucros. Olhamos prá frente com toda força do nosso ser, para possíveis conquistas que virão, e somos levados pelo labor árduo e escravizados pela sociedade de consumo que se instalou em nossas vidas.

Mas, quais os planos para o amanhã, em nossa passageira estadia neste plano físico? Passa pela minha mente em procurar saber como está a minha espiritualidade? Claro que não passa! Agigantamos-nos no progresso material pessoal, e nem nos lembramos do mundo espiritual, assim como algo ainda muito distante, sem muita preocupação.

É justo pensarmos em nosso bem estar, progresso pessoal, bens e grandes lucros, nada mau, devemos pensar sim, mas não nos esqueçamos do Criador, como diz a Tanach: “antes que se parta o cordão de prata.......”(Cohélet 12:6; Eclesiastes). Que tal recomeçarmos a pensar no amanhã? no futuro, no Mashiach que vai chegar, no seu domínio, nas transformações sociais que ocorrerão? Prossigamos/pois rumo ao OLAM RABÁH, ao Mundo Vindouro. SHAVUAH TOV, Feliz Semana!

By Moréh Altamiro de Paiva

CONEXÃO DE SHABAT: Emor - A morte é uma ilusão



Parashá Mística com exposição do Prof. Shmuel Lemle da Casa de Kabbaláh do RJ. Excelente explicação para meditarmos neste Shabat.



sexta-feira, 26 de abril de 2013

SHABAT SHALOM – Vamos nos Conectar a Luz?


 

Ao adentrarmos a um espaço fazemos contato com o ambiente e nos utilizamos dos sentidos para obtermos as informações que nos tornarão adaptáveis a ele. A adaptação será concretizada quando todos os sentidos funcionarem harmonicamente de tal modo que o nosso cérebro receba as informações para sentirmos que estamos em segurança.

Quando estamos em um lugar em que não há luz, sentimos dificuldade em nos direcionar no ambiente. Na espiritualidade é semelhante, algumas vezes temos informações religiosas que não nos permitem ter certeza daquilo que julgamos bom para a nossa vida, e chegamos a conflitar com o nosso semelhante, emitindo juízos temerários tipo assim: eu estou certo, você errado; a minha religião é que é a certa a sua é falsa.

Tais coisas se verificam quando inexiste Luz em nossas vidas e relacionamentos com o nosso semelhante. No instante que com amor e tolerância partilhamos a nossa espiritualidade, compreendendo o ponto de vista do outro, sentimos a alegria de não termos diferenças, estamos conectados a Luz, ao Criador, e compreendemos que estamos dando uma contribuição ao amor ao próximo. Que Legal, chegou o Shabat. SHABAT SHALOM!

By Moréh Altamiro de Paiva

quinta-feira, 25 de abril de 2013

LIVRO DE KABBALÁH - Cabaláh e Meditação para as Nações

 
Olá pessoal, taí um livro muito importante para os B'Nei Noach, ou Guer Toshav, aqueles estrangeiros residentes do Judaísmo. Muito Legal!

sábado, 20 de abril de 2013

SHAVUAH TOV – Prosseguindo na Minha Missão


 


O que realmente estamos fazendo aqui neste mundo? Qual é o meu papel na história da minha existência? São indagações que necessitam respostas que fluam do nosso interior, da nossa alma. Somos tantas vezes machucados pelas circunstancias, que nossa mente fica empanada para darmos a nossa contribuição a história.

A cada Mês decorrente da Lua Nova, inicialmente descobrimos como nos comportar, mas logo após somos instados ao dia-dia e esquecemos a nossa missão. A cada semana reinicia-se um ciclo do qual por mais que fujamos dele precisamos nos integrar para contribuir com o sentido da vida e de onde ela, promana, o Criador.

Vamos sair da inércia e nesta semana que se inicia realizarmos algo, não apenas por nós, mas pelo nosso semelhante, compartilhando o que temos recebido no curso da nossa vida. Se assim procedermos sentiremos o inefável poder de amar ao próximo e cumprir a Toráh, desejo-lhes SHAVUAH TOV (Feliz Semana).

By Moréh Altamiro de Paiva

sexta-feira, 19 de abril de 2013

SHABAT SHALOM – Por Que Maltratar o Outro?


 

Por força do mundo competitivo, somos levados a todo instante a argumentar e contra-argumentar, de modo que levemos vantagem no que está sendo tratado, mesmo que o outro se torne uma vítima das minhas ideias. Quando estamos agindo assim não estamos compartilhando, e em algumas vezes fraturamos a nossa convivência social.

Tive contato com dois amigos Cristãos que estavam expondo suas ideias, um dizia que Jesus, fazia parte de uma trindade existente, enquanto o outro, contra-argumentava de que inexistia esta tríade. Aproximei-me temeroso, pois não tinha o direito em entrar numa discussão tal, afinal eu pratico o Judaismo por Opção, por que me meter nessa guerra?

As coisas esquentaram e resolvi dar uma opinião? Ei pessoal não querendo me meter, mas já me metendo, por que essa zuada toda? Um tomou a palavra e fez sua defesa, pedi ao outro para esperar um pouco, e logo após também explicou a sua posição. Falei prá eles, que tal cada um meditar no que ouviu para tratarmos num futuro encontro? Estamos combinados, deram as mãos e disseram um para o outro: “A PAZ DO SENHOR”. Já estava anoitecendo na sexta feira, então abracei a ambos e lhes disse: “SHABAT SHALOM”! e partimos.....

By Moréh Altamiro de Paiva

quinta-feira, 11 de abril de 2013

LUA NOVA DE YIAR – TOURO - 5773





 
 
“Soprai o Shofar na Lua Nova, no tempo fixado como dia da nossa festa. (Tehilim (Salmos) 81:4, Biblia Judaica).

 

A partir de 10 de Abril inicia-se o mês de : Iyar , no calendário Cabalístico Judaico. No Zodiaco o signo é o de Touro, a tribo de Yissachar, o Planeta é Vênus, letras Pei e Vav, e corresponde ao período da Contagem do Ômer.

Os Taurinos desenvolvem atividades de cura e possuem talentos para serem médicos, astrólogos, artistas, chefs, cantores e, é claro, pessoas de negócios.

Um bom Taurino vai sempre sentir a intensidade e sempre buscar conforto e paz de espirito, e se convencer que tudo está bem, mesmo nas piores situações, coisa que já deixa de ser "certeza na luz" e vira anestesia geral.

Aspectos do mês:

O nome hebraico do mês é Iyar, cujas iniciais significam "Ani Hashem Rofecha" – "Eu sou Deus, Aquele que te Cura". Isso nos dá a capacidade de disparar processos de cura durante este mês.

Touro está associado com a glândula tireoide e com o pescoço, melhor conhecidos por sua teimosia ("pescoço duro").

O mês de Touro inteiro está na época chamada "a contagem do Omer", onde a Luz é intensa, sem filtros.

Nesse mês também podemos nos conectar com a essência da cura, e os segredos da Torah, na abertura cósmica "Lag ba Omer" quando o Zohar foi revelado para o mundo. É um período em que podemos merecer a Luz que recebemos em Pêsach e para nos prepararmos para nos libertar de todas as formas de morte e de términos – nos relacionamentos, nos negócios, na saúde e em todos os aspectos da vida.





 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

O Fim do Mundo e a Kabbalah


Posted by Billy Phillips on Dez 20, 2012 in Notícias

O mundo está sempre acabando. É uma forma espiritual de término. Nós subimos até um novo nível de consciência e o antigo nível termina. O mundo físico não pode e nunca chegará ao fim, de acordo com a Kabbalah. Na verdade, quando o “Messias” chegar (a consciência messiânica), serão 1.000 anos de imortalidade física para a humanidade, como forma de recompensa pelo corpo permitir que a alma, nosso verdadeiro eu, tenha se transformado. Assim, o mundo físico não vai acabar. O que vai acabar é a consciência egoísta que agora governa este mundo material. Todos os governos, todas as empresas, todas as instituições religiosas são regidas por interesses próprios. Dessa forma, o mundo ao nosso redor acabará no que diz respeito à motivação que há por trás desta civilização. Uma nova consciência nascerá no mundo onde todos nós serviremos uns aos outros, e o mundo se tornará perfeito em todas as áreas.

PS: Copiado do site estudantesdekabbalah.com