sábado, 24 de dezembro de 2011

CONEXÃO DE SHABAT – Mikêts - No fim


 Parashá Mística Nº 10 - Bereshit ( Gn. 41:1; 44:17, Zc 2:14-4:7,).

ZOHAR VOL. 06 - – Mikêts  



13. "E viu Binyamin"

209. "E ele, levantando os olhos, e viu seu irmão Binyamin, filho de sua mãe" Bereshit (Gênesis 43:29). Rabino Chiya abriu a discussão com o verso, "A esperança adiada faz adoecer o coração (lit. 'é uma doença do coração"), mas o desejo cumprido é árvore de vida "(Mishlei 13:12). A partir deste versículo, nós aprendemos que um homem não deve, quando ele reza para o Santo, bendito seja, verificar se SUA SALVAÇÃO chegou ou não. Qual é a razão para isso? Quando ele olha para ela, acusadores muitos vêm para examinar seus atos.

211. "Mas o desejo cumprido é árvore de vida." Nós aprendemos que quem quer que o Santo, bendito seja, ao fazer sua oração, deve estudar a Torá, que é a Árvore da Vida. Então, "o desejo é cumprido (lit. 'vem')." O desejo é o grau de presidir todas as orações do mundo, ou seja, o Nukva. Traz-os perante o maior Rei, ZEIR ANPIN. Este versículo diz "vem", assim como em outros lugares está escrito: "à noite ela vem" (Ester 2:14). Em ambos os versículos, a palavra vem alude ao Nukva. O significado de "desejo vem" é que ela vem antes do mais alto Rei para se juntar com ele a fim de conceder o desejo de quem reza e cumprir o seu PEDIDO.


COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

Esta Parashá conta-nos sobre Yousef aquela personagem que ao cumprir o pedido do seu pai, passou por situações difíceis, quase morrendo. Por que Yousef atraiu situações adversas? Porque ao cumprir as ordens do seu pai, só contava o que seus irmãos faziam de ruim, ocultava certamente as boas ações.

Mesmo saindo do convívio da família haja vista ter sido vendido aos Ismaelitas, sua chegada ao Egito, resultou em alguns problemas. Fugiu do assédio da mulher de Potifar, seu patrão, e terminou numa prisão onde o Criador lhe deu a oportunidade de sair e tornar-se um dos governantes daquele país, e em razão de circunstancias seus irmãos foram pedir ajuda em razão da fome.

Yousef reconhece seus irmãos, e eles ficam com medo, mas Yousef finalmente os perdoa e os abraçam, tendo de volta ao Egito, Isaque e família. Yousef com aquele ato de recepção fazia a sua correção de anos atrás, quando apenas falava mal dos seus irmãos. Recebeu o perdão e a bênção do seu pai Isaque, que reconhecendo os seus dois filhos Efraim e Manassés e abençoando-os, legou ao Judaísmo a bênção que os pais concedem aos meninos no Shabat. É tempo de revermos as nossas faltas. Shalom!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

HAJA LUZ!

Estamos vivenciando Chanuká. Hoje acenderemos a quarta vela nesse período em que relembramos o milagre do Criador, quando o santuário foi purificado, diante dos sacrifícios espúrios realizados pelo invasor pagão.

Essa porta cósmica faz fluir mais luz para que as almas humanas possam sentir, a presença da luz do Criador, pela manifestação da sua Shehinah. Desfrute dos milagres do Criador, Shalom!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

AS LUZES DE CHANUKÁ – Vela 3

Neste mês de Kislev estamos no terceiro dia de Chanuká, dia 22 de dezembro de 2011, quando a terceira vela é acesa. Para alguns o acendimento de velas é paganismo, mas possuir intermediários entre o Criador e o ser humano, não é idolatria, é a inversão de valores.

O Milagre de Chanuká pode se repetir na vida de cada ser humano, independente da sua nacionalidade, cor ou religião. Lembra o fato histórico de que um dia no passado o rei Sírio sob a mão forte de Antíocus, profanou o Templo em Jerusalém, restaurado pelo heroísmo dos Macabeus? Portanto Chanuká é um período de Milagres. A Avraham, tronco principal de Israel, foi dada a seguinte mensagem: “Em ti serão benditas todass as nações da terra”. Que tal comemorar as festas que constam na Bíblia? Shalom!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ESTAMOS EM CHANUKÁ 2

O período da Festa de Chanuká, festa da Dedicação ou a festa das Luzes, começou ontem, dia 20. Hoje acenderemos a segunda vela, para nos lembrarmos que no passado, o nosso povo, o povo Judeu, passou pela tirania de Antiocus Epifânio, mas foi vencedor. O templo foi restaurado e novamente dedicado a ADONAI, e a Menorá voltou a brilhar.

Que a luz do Criador brilhe em seu coração em Chanuká, e que nesse período como naquele, experimentemos milagres em nossa vida. Shalom!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Chanuká – a tecnologia das Luzes


Para a Kabbalah os acontecimentos dentro do calendário são marcados por acontecimentos cósmicos, como um calendário que mostra nosso ciclo interno, o ciclo da alma. Cada festa é um portal, uma oportunidade de nos conectarmos com a LUZ, com o CRIADOR!
Estamos entrando no dia 25 de Kislev (NESTE ANO DE 2011 É DIA 27 DE DEZEMBRO À NOITE), pelo calendário cabalístico, nono mês do ciclo lunar e iniciamos as comemorações da festa de Chanuka, a partir de 20 a 27, com o acendimento de velas.
Esta é a festa das Luzes, em uma linguagem e interpretação literal, ela relembra a vitória dos macabeus sobre os Gregos (165 a.c), que tomaram o Templo e proibiram o povo de seguir suas tradições.
Esta festa é marcada pelo acendimento de um candelabro de 9 braços, relembrando o “milagre” da luz, da ânfora que contendo óleo para um dia , permanece acesa até o oitavo dia.
Chanuká significa “inauguração” e “educação”. Quando inauguramos o Templo e aprendemos a educar a si e aos outros com valores espirituais – consciência, colocamos luz no mundo, a luz dos Tzadikim (justos).
ACENDIMENTO DAS VELAS
TERÇA – 20 DE DEZEMBRO – 20.00 HS;
QUARTA – 21 DE DEZEMBRO – 20.00HS;
QUINTA -22 DE DEZEMBRO – 20.00HS;
SEXTA – 23 DE DEZEMBRO – 20.00HS;
SÁBADO – 24 DE DEZEMBRO – 20.00HS;
DOMINGO – 25 DE DEZEMBRO – 20.00;
*SEGUNDA – 26 DE DEZEMBRO – 20.00HS;
TERÇA – 27 DE DEZEMBRO – 20.00 HS
*PS: Neste dia o acendimento das velas acontecerá junto com a Lua Nova de Capricórnio.
Adaptado – By Altamiro de Paiva.

sábado, 17 de dezembro de 2011

CONEXÃO DE SHABAT – Vaiêshev - E ele habitou

Parashá Mística Nº 09 - Bereshit (Gn. 37:1-40:23, Am. 2:6-3:8).

ZOHAR VOL. 06 - Vaiêshev

20. "E Hashem estava com Yosef"

204. "E Hashem estava com Yosef, e ele era um homem de sucesso, e ele estava na casa de seu senhor, o egípcio" Bereshit (Gênesis 39:2). Rabino Yossi abriu a discussão com o verso: "Pois Hashem ama a justiça, e não abandona o seu piedoso; eles são preservados para sempre" (Tehilim 37:28). Foi explicado que isso se refere à Avraham, porque "Seu piedoso" é "um pio" e está escrito no singular, como já foi explicado.

205. Venha e eis que: onde quer que vá o Justo, o Santo, bendito seja, protege-os e nunca os abandona. Como David disse: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei nenhum mal: porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado" (Tehilim 23:04). Para onde quer ir, o Justo vá, a Shechiná não o abandona.

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

As dificuldades de Yosef surgiram a partir do instante em que seu comportamento em relação aos seus irmãos, não foi muito bom. Os comentaristas judeus afirmam que Yacov, pedira ao seu filho menor que acompanhasse a vida dos seus irmãos no trato dos animais, contudo Yosef só contava ao pai, o lado mau dos seus irmãos.

Apesar de ter se tornado governador do Egito, as adversidades foram muitas para com Yosef. Ver apenas o lado mau das pessoas não é bom para a nossa vida. Após alguns anos de reflexão, a correção ocorreu, pois do encontro com seus irmãos resultou a reconciliação da família, e o encontro com o seu pai Yacov. Shalom!

 

 

 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

SHABAT SHALOM! Mais um descanso

Em poucos dias o final de ano do Calendário Gregoriano chegará, há um corre-corre sem igual em busca de presentes, e guloseimas. A preocupação com o religioso quase não se fala, que pena, quando poderiamos nesses instantes da festa de Chanucá que se aproxima, alegrarnos no nosso Criador, estamos chegando no Shabat. Shabat Shalom!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SINTONIA SEMANAL – A Importância de um Espírito Honesto

"Cria em mim um coração puro, Elohim, e renova um espírito inabalável dentro de mim"(Tehilim, Salmos 51:12).

ZOHAR: Vol. 06 - Vaiêshev


273. O rabino Yehuda abriu a discussão com o verso: "Cria em mim um coração puro, Elohim, e renova um espírito inabalável dentro de mim" (Tehilim 51:12). Este verso já foi exposto em cima, mas o "coração limpo" tem o mesmo significado que nos versos: "Dá, pois, o teu servo um coração entendido" (I Melachim 3:9), e "mas o que é de um coração alegre tem um banquete contínuo "(Mishlei 15:15). Por essa razão, seu coração é seguramente limpo.

274. "... E renova um espírito firme dentro de mim" (Tehilim 51:12). Este é certamente o espírito inabalável mencionado no versículo: "E um espírito de Elohim se movia sobre a superfície das águas" Bereshit (Gênesis 1:2). Tem sido dito que este é o espírito de Mashiach, sobre o qual está escrito: "Um espírito novo porei dentro de vós" (Yechezkel 36:26). David, portanto, perguntou: "E renova um espírito inabalável" - O ESPÍRITO DE MASHIACH - "dentro de mim" (Tehilim 51:12).

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA


O assunto em referencia nesse volume do Zohar, é a vida de José, e sua postura em sua família, e fora quando governava o Egito. Apesar de algumas dificuldades de relacionamento com seus irmãos, por razões óbvias, cultivava uma vida de princípios em obediencia ao Criador, o que fazia dele uma pessoa íntegra.

Parece-nos que sozinhos não estamos aptos a cultivar princípios, dentre eles, o princípio da honestidade e da austeridade. Nesse mundo de grandes injustiças sociais poderemos ser um modelo de integridade, mas só o faremos estabelecendo dois pilares: exercendo o amor ao próximo, sacrificando o nosso Ego, e pedindo ajuda ao Criador para nos livrar das forças do Oponente(EGO). Shalom!

sábado, 10 de dezembro de 2011

CONEXÃO DE SHABAT – Vayishlách – E Ele enviou

TORÁ: "O seu nome não será chamado mais Ya'akov, mas Yisrael será o teu nome, e ele pôs o nome de Yisrael" Bereshit (Gênesis 35:10, Bíblia Hebraica).

ZOHAR: Vol. 05 - Vayishlách

16. Ya'akov - Yisrael

167. Como rabino Elazar e Rabi Yossi foram caminhando juntos, o rabino Yossi disse: O que você disse é verdade, que Ya'akov é o mais perfeito dos pais. Ele inclui todos os lados, ou seja, direito e esquerdo. Por essa razão, ele foi chamado Yisrael, como está escrito: "o seu nome não será chamado mais Ya'akov, mas Yisrael será o teu nome, e ele pôs o nome de Yisrael" Bereshit (Gênesis 35:10). Por que, então, insistiu, é que o Santo, bendito seja Ele, repetidamente, chamá-lo de Ya'akov como era comumente chamado antes? Qual é então o significado de "o seu nome não deve ser chamado Ya'akov mais"?

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

Ya’akov tinha uma dívida para com Esav, Esaú, e precisava saldá-la. Após a experiência do sonho da escada Ya’akov estava preparado para o encontro, mas mesmo assim o medo o dominava, pois certamente Esav tinha mágoas de um passado muito dolorido e que até hoje possui conseqüências étnicas.

Ocorreu o encontro e os irmãos se abraçaram, e a tragédia não aconteceu, em razão ainda da existência do Patriarca Itsak. Certamente que naquele episódio o Criador estava no controle, e possibilitou a Ya’akov, fazer a sua devida correção. Isso é um tipo de acontecimento que precisa ocorrer em nossas vidas.

De Ya’akov para Israel, foi a mudança feita pelo Criador, agora aquele astuto personagem que roubou a primogenitura do irmão, tinha alcançado o perdão sobrevivendo uma nova personalidade, Israel. Se não fizermos a correção das nossas más inclinações mais cedo ou mais tarde teremos que fazer. Shalom!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

SHABAT SHALOM - A Serenidade do Mar

È muito trânsito, shopings num corre-corre infernal, festas, convites, jantares, comércio religioso, enfim, um estresse total. Fui até a orla marítma da minha cidade Natal, e fixei meus olhos no mar, e sentí uma profunda paz, nas ondas do vai e vem, só havia serenidade. Oh! se pudessemos nos associar a essa maravilhosa obra da criação, e pararmos um pouco, é preciso......, chegou o instante do repouso, Shabat Shalom!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SINTONIA SEMANAL - O CONFLITO INTERNO DO HOMEM

“Pois Ele encarrega Seus anjos cuidarem de ti e de te protegerem por todos os caminhos” (Tehilim (Salmos) 91:11, Bíblia Hebraica).
ZOHAR VOL. 05 - Vayishlách

1. "E Ya'akov enviou mensageiro”


“O rabino Yehuda começa com uma discussão sobre a boa inclinação e a má inclinação, como dois anjos criados pelo próprio homem. Quando o homem é virtuoso, a boa inclinação tem domínio sobre a má inclinação, ou seja, o lado direito prevalece sobre o esquerdo. Rabi Elazar, em seguida, fala da Shechiná e das legiões de santos anjos que protegiam o Rei David de Gat, e Ya'akov, quando ele foi ter com Lavan. No diálogo que se seguiu, os rabinos analisaram quando e por Ya'akov foi "deixado sozinho" pelos anjos e como ele conseguiu prevalecer sobre o anjo de Esav. Por fim, Rabi Shimon explica ações Ya'akov no envio de vários anjos para Esaú, a fim de promover a reconciliação, em cumprimento do verso, "Melhor é um desmerecido..."

“A relevância desta Passagem”

“Quando sabemos que uma ação específica é positiva e em nossos melhores interesses, outra voz interior, inevitavelmente, interfere de fora. Quando sabemos que um determinado comportamento ou ação é negativo, algo nos impele a participar de qualquer maneira, mesmo que não queiramos. Estas são as inclinações do Bem e do Mal no cotidiano. Devemos reconhecer estes dois impulsos como vozes distintas lutando pelo controle sobre o nosso comportamento. No momento em que reconhecemos a má inclinação como nosso verdadeiro inimigo podemos começar a remover a sua influência sobre nós. As forças espirituais decorrentes nos revelam uma verdade metafísica, dotando-nos com a força para resistir e superar as nossas tendências negativas”.

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA


Inegavelmente dentro de nós duas forças atuam trazendo resultados diferentes. Uma nos impulsiona para coisas negativas e outra para atitudes positivas, altruístas, dignas perante a sociedade e diante do Criador, com resultados da manifestação do chamado livre arbítrio.

No mundo da religião persiste um hiato de que as más ações do homem é fruto de uma ação externa, a que chamam de satan. É um ledo engano, pois as inclinações estão dentro de cada um, simbolizando a luta de Ya'akov e Esav, Esaú, no ventre de sua mãe, com conseqüências no mundo exterior até hoje.

Se estivermos conectados com a Luz, teremos a oportunidade de vencermos o oponente, o Ego, que se encontra dentro de nós, conduzindo-nos às más inclinações. Ao deixarmos de sermos reativos, passaremos a ser proativos, prevalecendo à boa inclinação, e contaremos com o apoio do Criador em nossa caminhada. Shalom!

sábado, 3 de dezembro de 2011

CONEXÃO DE SHABAT - Vayetze - Ele Partiu

Parashá Mística Nº 07 - Bereshit (Gn. 29:1-30, Os.11:7-14), para 03 de Dezembro de 2011.
ZOHAR VOL. 05 - Vayetze

16. "Eu te servirei sete anos"

Esta passagem misteriosa interpreta os sete anos Ya'akov serviu a Lavan para ganhar a mão de Rachel simbolizando a sétima Sfirot. “O segredo sobre o assunto está na frase “, e estes lhe pareceram como poucos dias" - uma vez que foram unidos pelo mundo espiritual.

A relevância deste Passagem

Um homem não pode ganhar a mão de sua alma gêmea, até que ele a mereça através de seu próprio crescimento espiritual e transformação. Ya'akov trabalhou por sete anos corresponde ao ano, ou vidas, que devemos perseverar antes da reunificação das duas metades. Quando essa verdade espiritual estiver em nossa consciência, e se formos pró-ativos na remoção dos nossos traços negativos, então podemos apressar a chegada da nossa verdadeira alma gêmea.

129. “O segredo da questão está na frase “, e estes lhe pareceram como poucos dias." Pergunta-se: O que é "alguns (Heb. achadim) dias?" ...... Eles estavam ligados um ao outro. "... “Pelo o amor que ele tinha por Rachel...” Significa que ele a amava, porque ela era para ele como o UNIÃO espiritual das Sefirots.

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA


Ya’akov foi a procura da sua amada Rachel, no entanto após trabalhar por sete anos, seu sogro entregou a outra filha mais velha, Léah. Sentindo-se ludibriado foi até a Lavan, e este disse que também lhe daria Rachel, mas ele precisava trabalhar por mais sete anos.

Na porção de Vayetze a Torá relata que Ya’akov trabalhou sete anos para Lavan para poder se casar com sua filha mais nova, Rachel. A Torá diz que os sete anos pareceram para Ya’akov como uns poucos dias, por causa do amor que ele sentia por Rachel. Podemos aprender sobre como o tempo é relativo, dependendo de nossa percepção. Quando amamos o que estamos fazendo, o tempo parece passar mais rápido. Ame ao Criador e a sua Toráh. Shalom!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SHABAT SHALOM - Restaurando a Conexão com o Criador

Entramos na contagem regressiva do ano 2011, no calendário Gregoriano, contas a pagar, dívidas a saldar, enfim, haja corre-corre, tudo nesse plano. E a vida, a saúde, a família e os relacionamentos como estão? Nem passa pela nosssa cabeça, queremos salvar a nossa pele, o resto.......Tudo isso faz parte do curto-circuito, desconexão com o Criador. Que tal restaurar nossa conexão com a espiitualidade, neste instante em que o portal cósmico do Shabat, chega? SHABAT SHALOM CHAVERIM!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011