sexta-feira, 24 de maio de 2013

SHABAT SHALOM – Confiando no Criador


 
 

Estávamos nos dirigindo para a refeição do meio dia, quando o telefone tocou, estava um dos filhos meu, informando que a esposa estava com contrações, ela estava grávida e muito angustiada pedia que fizéssemos preces ao Criador por Ela. Paramos no restaurante, e por um momento roguei ao Eterno por Ela, e pelo netinho Cauê, que ousava chegar logo, para que tudo desse certo.

Três horas depois, falei com a minha nora pelo telefone, já hospitalizada e a procurei confortar, dizendo-lhe que tudo estava nas mãos do Criador e que somente Ele podia mudar o curso dos acontecimentos. Sentí tranquilidade nela, desejando-lhe uma boa espera, e deixando D-us ser D-us, a ele minha gratidão, SHABAT SHALOM!.

Moréh Altamiro Paiva

segunda-feira, 20 de maio de 2013

TEXTO REFLEXIVO DO SITE GAL ENAI – 20 MAI 2013


 
Antes da experiência no Monte Sinai, havia uma hierarquia de verdades. O sumo sacerdote do Egito tinha a verdade verdadeira. Os escribas possuíam segredos da verdade. Seus alunos iniciados tinham noções dela. O povo revolvia-se na ignorância.

No Sinai, todos os homens, mulheres e crianças tiveram de estar presentes. Todos receberam a mesma verdade, todos ao mesmo tempo.

Quando se trata do artigo genuíno, não existe superior e inferior. Alguns podem perceber a verdade em maior profundidade ou com mais riqueza de detalhes, mas a essência da verdade se encontra igualmente em toda parte e para todos. Porque D'us está em toda parte.
Obs - A foto é aleatória, não pertence a Gal Enai.

sábado, 18 de maio de 2013

GENESIS – A BIBLIA MISTICA, UM NOVO CONCEITO DE LER A TANACH


 

 
A maioria das pessoas sabe que o Gênesis, o primeiro livro da Bíblia e o primeiro de cinco livros de Moisés, conta a história da criação. Menos conhecida é a história por trás de Gênesis e como essa história pode ser usada para conectar-se com um Reino superior. A Kabbalah ensina que a Gênesis oferece uma compreensão do universo em um nível de semente, e assim suas aulas podem ajudar candidatos a atingir seu pleno potencial. Esta nova representação de Gênesis faz uma ponte entre o Zohar (texto sagrado de Kabbalah) e a Torá ou a Bíblia.

O primeiro de uma série de cinco volumes (todos os cinco livros de Moisés), Gênesis é editado pelo erudito notável e professor Yehuda Berg e contribuições de recursos pelo lendário cabalistas Rav Yehuda Ashlag, Rav Yehuda Brandwein e Rav P. S. Berg. Apresentado em uma bela edição de capa dura, o Genesis vem em um formato agradável, impresso de frente para trás com o Hebraico e inglês em páginas opostas. 

Moréh Altamiro de Paiva

terça-feira, 14 de maio de 2013

Shavuot - 5773


 

 

Shavuot é a palavra hebraica para "semanas" e se refere ao festival judaico marcando a entrega da Torá no Monte Sinai, que ocorre sete semanas após a Páscoa. Shavuot, como muitos outros feriados judaicos, começou como um antigo festival agrícola que marcou o fim da colheita de cevada de Primavera e o início da colheita de trigo de Verão. No passado, Shavuot era um festival de peregrinação, durante o qual os israelitas traziam seus produtos agrícolas como oferendas no templo em Jerusalém. Hoje, é uma celebração que lembra a entrega da Torá.

Na Kabbaláh vemos a festa como um portal Cósmico, em que a manifestação do Criador é mais intensa, na qual as dez palavras são relembradas, e a arvore da vida com suas dez emanações reveladas. Hoje temos o privilégio de confirmar tudo que lá no Sinai aconteceu, vivenciando a manifestação mística da imortalidade, e confirmando nosso pacto com o Eterno, de que não há ninguém além Dele, Omein.
Moréh Altamiro Paiva

sexta-feira, 10 de maio de 2013

SHABAT SHALOM – Vivenciando a Lua Nova de Gêmeos


 

 

A partir de 9 de maio de 2013, vivenciamos a Lua Nova de Gêmeos, em pleno mês de SIVAN, enfim por que este evento? Quando o Criador fez todas as coisas anunciou a finalidade do sol, da Lua e das estrelas. O sol governaria o dia, e a Lua à noite. Todas as vezes que o sol termina a sua missão, morre e nasce um dia, e quando a Lua Nova aparece no firmamento, começa uma nova etapa do tempo que chamamos mês para cada um deles um símbolo do Zodíaco.

Certamente não nos apercebemos desses detalhes divinos, tão sagrados, e importantes para o conhecimento científico. Por que é que no período Lunar, as marés se tornam mais intensas, e o ciclo do mar se modifica? Por que a Lua possui influencia sobre as pessoas, em que algumas vezes, pessoas portadores de patologia mental se tornam mais agressivas e chegamos a afirmar que tais pessoas estão aluadas? Sem dúvidas há influencias da Lua em sua mudança ciclal.

Apesar de não fazer parte do calendário dos Shabatots, como dia santificado, nas escrituras antigas a comemoração da Lua Nova, foi recomendada pelo Criador, para que pudéssemos nos lembrar da criação, por isso sempre que estudamos sobre o Shabat, temos uma conexão com a Lua Nova. Davi Meleque, o Rei Davi sempre jantava com Saul nesse período, em que havia grande regozijo. Nos últimos versículos de Isaias nos é mencionado que no Olam Rabáh, o Shabat e a Lua Nova estarão presentes. Que bom entrarmos hoje neste Shabat, no período da Lua Nova de Gêmeos. SHABAT SHALOM!

By Moreh Altamiro de Paiva

 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

YESHIVAT CHAVERIM - Encontro de Amigos na Lua Nova de Gêmeos


 
 

Teremos no dia 09 de Maio deste ano às 20,30 hs, um YESHIVAT CHAVERIM, um Encontro de Amigos, via SKYPE, entraremos no mês de SIVAN, com a Lua Nova de GÊMEOS no Zodíaco. Quem desejar participar deve fazer contato com: altamiro.paiva1 antes da data, pois a classe é limitada. Shalom!

SHAVUAH TOV – Desistir, Jamais.


 

A cada semana que se inicia nos voltamos para os objetivos e metas que se pretende atingir. Alguns de ordem profissional, pessoal e até planos para formarmos uma nova família, toda semana é assim, e algumas vezes vemos determinados objetivos ficando um tanto distantes diante de circunstancias imprevistas, forçando-nos a repensar tudo.

Há algumas vezes um sentimento de cansaço e sentimos que nossos planos parecem não estarem disponíveis. Estabelecer metas para um ano é importante, nem que seja comprar um fogão, mais é estimulante sabermos que estamos vivos e que ainda podemos tomar posse daquilo que desejamos, não desanimemos, levanta e sacode a poeira e da volta por cima, tai o conselho do cancioneiro brasileiro.

Apenas um detalhe, necessitamos sonhar? E muito! Mas lembre-se nessa caminhada estabelecer parceria é fundamental, pois o parceiro está ali, para consolar, ajudar e até contribuir na chegada da meta. Sugiro que nessa semana peças a parceria do Criador, daquele que pode nos ajudar dando-nos ânimo e forças para continuarmos a lutar por tudo que desejamos, e que nos momentos mais difícil Ele nos alerta: “DESISTIR, JAMAIS!”. Shavuah tov.

By Moréh Altamiro de Paiva

sexta-feira, 3 de maio de 2013

SHABAT SHALOM – Violencia, a Incerteza do Amanhã


 
Como uma epidemia a violência se propaga entre todos os povos, ceifando prematuramente vidas que são expostas no dia-dia. Mas enfim, por que tanta maldade e violência? Parece que o planeta está passando por um processo de Tikum, correção, e que indica não chegar ao fim, deixando a estabilidade mundial, entregue a própria Mazal, sorte.

A Religião que parecia ser o bálsamo salutar tornou-se fonte de especulação financeira, enriquecendo mercenários que se arvoram ministros do Criador, e tem a psicopatia de pensarem que são “ungidos do Senhor”. Brigam entre si, e aquela visão de amor ao próximo desaparece numa briga de titãs por mais dízimos, outorgando aos infiéis, o inferno pela desobediência a Profecia.

Faz pena ler jornais assistir TV, com notícias de arrepiar, crimes hediondos, sequestros, atos terrorista, enfim, tudo sob a chancela da impunidade. Mas porque tudo isso? Eis que clamo:  Violência! Porém não sou ouvido. Grito: Socorro! Porém não há justiça. Jó 19:7. Aguardamos pacientemente a chegada do Mashiach, que implantará a Shalom e a Justiça neste sistema de coisas iníquas, a regência humana, fracassou. Há esperança SHABAT SHALOM!

By Moréh Altamiro de Paiva