quinta-feira, 11 de agosto de 2011

SINTONIA DIÁRIA - O Processo de Redenção

Nós podemos contribuir no processo da nossa correção pessoal. O Criador proveu as ferramentas necessárias para alcançarmos o Top da nossa espiritualidade. Não devemos sentir culpados por nossos pensamentos, desejos e traços de caráter negativos, podemos nos esforçar lutando contra eles e os transformando, para que se convertam em bênçãos, energia positiva e pura luz. Altamiro Paiva.
COMENTÁRIOS SOBRE A INTENÇÃO
Fomos educados a transferir culpa. Oh! Fomos tentados a cometer esse ato, satã tanto me fez que pratiquei esse erro, cheguei a desrespeitar o meu próximo! Incidente semelhante ocorreu no Éden, cada um jogou a culpa no outro.
 Ao assumirmos os nossos erros somos orientados pelo Criador a proceder de maneira proativa, corrigimos os desvios e somos alcançados pela Redenção, já realizada. É preciso acreditar para receber. Shalom!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

SINTONIA DIÁRIA - O Egoismo Humano

De toda a Natureza apenas os seres humanos se relacionam com outros com intenções maliciosas. Nenhuma outra criatura faz danos, degrada, explora outras criaturas e sente prazer em oprimir e causar aflição aos demais. O uso egoísta dos desejos humanos, com a intenção de se auto-elevar às custas dos outros, conduz a um desequilíbrio perigoso do mundo em volta. O egoísmo humano é a única força destruidora que existe; portanto, o mundo não poderá persistir a menos que mudemos o nosso enfoque egoísta em relação à sociedade. Rav. Michael Laitman.

COMENTÁRIOS DA INTENÇÃO


No dia-dia nós vemos a manifestação de atitudes egoístas: Uns furam a fila do cinema, outros estacionam seus carros em lugares para idosos e portadores de necessidades especiais, ainda outros procuram passar na frente dos relacionados para entrar no restaurante, surgem os que dão carteiradas, e muitos que acham que os que estão sendo ludibriados são “manés”. Você já viu uma dessas cenas?

Pois bem o ser humano é o único ser que assim procede, e quanto mais rico ou poderoso, mais pratica o Egoismo, claro, toda regra tem exceção. Enquanto essas coisas perdurarem teremos um mundo violento, desigual e faminto, sem esperança para nossos filhos e netos, e decepcionante para os mais velhos, honestos. Ou o mundo mudará, ou a correção do Criador virá não sei como, mas com uma justiça que não compreenderemos, mas vemos se manifestar. Shalom!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SINTONIA DIÁRIA - Nós os Responsáveis

Quando alcançamos uma mudança básica em nossa natureza, o universo precisa responder e refletir essa energia de transformação de volta para nós. Podemos então utilizar essa energia para alterar nosso destino e desviar julgamentos.
O primeiro passo para mudanças acontecerem é admitir, antes de tudo, que somos responsáveis por nossas ações — especialmente aquelas das quais nem temos consciência! Essa é, pelo jeito, a coisa mais difícil de se fazer. Yehudah Berg

COMENTÁRIOS DA INTENÇÃO

Sabemos que no mundo físico toda ação corresponde a uma reação, de mesma intensidade e em sentido contrário. A terceira Lei de Newton funciona independente de que acreditamos ou não, assim, são as leis espirituais, quando plantamos algo de maneira intempestiva, colhemos resultados que não gostamos, mas já previstos no mundo espiritual.

As nossas mudanças de atitudes podem proceder modificações em resultados ou julgamentos futuros. Uma coisa há necessidade de fazer é reconhecer que somos responsáveis por determinadas situações que nos vem. Ao reconhecermos nossa contribuição nos fatos, aí podemos recorrer a luz do Criador, que nos permitirá a voltarmos ao equilíbrio em nossas vidas. Tente isso, Shalom!

sábado, 6 de agosto de 2011

CONEXÃO DE SHABAT - DEVARIM, PALAVRAS

Pararashá 44º , Deuteronômio 1:1– 3.22; Dia 06 de Ago

O livro de Devarim, Deuteronômio apresenta as ultimas Toraráh, admoestações de Moshê, Moisés, ao nosso povo de Israel, antes da conquista de Kenaan. Exortações feitas com amor, mas com força enérgica, relembrando ao nosso povo, que apesar das suas rebeliões, o Eterno
sempre os socorria.


Devarim também marca decisivamente a substituição do comando do povo, de Moshê, para Josué. A conquista da terra prometida levou sete anos, mais sete anos para a pacificação, o povo precisava estar mais unido do que nunca, para tomar posse daquilo que Criador preparou.



Recorda-se que antes de cruzar o Jordão, duas tribos expressaram desejo a Moshê, de não prosseguir ( Reuven e Gad ), contudo foi necessário o pulso firme do líder Hebreu, para corrigir aquele desejo de receber antecipadamente a recompensa antes da conquista. Por fim deu tudo certo e novamente se integraram e foram à conquista.



Na realidade precisamos sacrificar o nosso Ego, responsável por desejos, que em algumas vezes
alcançamos em detrimento dos outros. Essa postura nos faz egoístas e atraímos certamente maldições, pois ofuscamos o objetivo da luz do Criador, que espera que amemos ao nosso próximo, com a nós mesmos. Shalom!