sábado, 14 de janeiro de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – Shemot – Nomes – Vencendo as limitações.



Parashá Mística Nº 13 - Ex. l:1-6:1, Is. 27:6-28:13, 29:22-23, Jr. 1:1-2:3.

ZOHAR VOL. 08 – Shemot

22. "E a Criança chegou até ao Faraó

204. Assim que ela abriu, "viu a criança", o que significa que ela a amou muito (Yirmeyah 31:19), referindo-se a Yisrael que está constantemente diante do seu Rei em rebeldia. Mas eles imediatamente suplicaram ao Santo, bendito seja Ele, e retornaram em arrependimento e chorou diante dele como um filho chora antes de seu pai. Como no escrito: "Eis um menino chorando" (Shemot 02:06). Uma vez que ele chorou, todos os decretos difícil foram removidas dele. Porque está escrito: "E Ela teve compaixão porque ela foi induzida a ter compaixão por ele.

205. "E Falou:.." Esta é uma criança Hebréia. Porque elas são de coração bondosos, não são crianças dos adoradores de ídolos, que são de dura cerviz e de coração duro "...não são como as crianças Hebreias ..." elas são bondosas em razão do mérito dos seus pais. "E a empregada entrou e chamou a mãe da criança. Esta se refere a Rachel Matriarca a que estava chorando: chorando Rachel. Este é o verso: "Uma voz se ouviu em Rama, lamentação, choro amargo: Raquel chorando os seus filhos .." (Yirmeyah 31:14). E ele está chorando, SIGNIFICADO Yisrael, e a mãe da criança está chorando, REFERENTES À RACHEL, A MÃE DOS ISRAELITAS.

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

Esta Parashá inicia com a história de Moshe, Moisés, quando no Egito, o Faraó temendo a chegada de um libertador preconizada por seus astrólogos, determinou que todos os meninos recém-nascidos, deveriam ser jogados no Rio Nilo para que morressem.

A mãe de Moshe, Moisés, angustiada com o decreto do Rei, colocou o menino numa cesta e jogou no rio Nilo, chegando aquela criança, na parte do rio no qual se banhava a filha do Faraó, que o recolheu para criá-lo, sabendo que se tratava de uma criança Hebréia.

Conta a tradição, que o faraó mais tarde fez uma prova com a aquela criança, colocando duas tigelas ao seu lado, uma com ouro e prata e outra com brasas de fogo. Se a criança estendesse a mão para tigela das riquezas deveria morrer, pois poderia ser o libertador, se escolhesse as brasas, sobreviveria.

De repente as mãos de Moisés iam se dirigindo para a tigela do ouro, mas o anjo Gabriel, o fez dirigir-se as brasas levando a boca. Moisés foi então preservado, e tornou-se o grande redentor e libertador do povo hebreu, e acredita-se que a dificuldade na sua fala, foi decorrente desse incidente. Que lição podemos tirar dessa história? Concluímos que as limitações não podem nos afastar dos grandes projetos que temos, e que somos capazes de vencê-las. Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.