Parashá Mística Nº 13 - Ex. l:1-6:1, Is. 27:6-28:13, 29:22-23, Jr. 1:1-2:3.
ZOHAR VOL. 08 – Shemot
22. "E a Criança
chegou até ao Faraó
204. Assim que ela abriu, "viu a criança", o que significa que ela a amou muito (Yirmeyah 31:19), referindo-se a Yisrael que está constantemente diante do seu Rei em rebeldia. Mas eles imediatamente suplicaram ao Santo, bendito seja Ele, e retornaram em arrependimento e chorou diante dele como um filho chora antes de seu pai. Como no escrito: "Eis um menino chorando" (Shemot 02:06). Uma vez que ele chorou, todos os decretos difícil foram removidas dele. Porque está escrito: "E Ela teve compaixão porque ela foi induzida a ter compaixão por ele.
205. "E Falou:.."
Esta é uma criança Hebréia. Porque elas são de coração bondosos, não são
crianças dos adoradores de ídolos, que são de dura cerviz e de coração duro
"...não são como as crianças Hebreias ..." elas são bondosas em razão
do mérito dos seus pais. "E a empregada entrou e chamou a mãe da criança.
Esta se refere a Rachel Matriarca a que estava chorando: chorando Rachel. Este
é o verso: "Uma voz se ouviu em Rama, lamentação, choro amargo: Raquel
chorando os seus filhos .." (Yirmeyah 31:14). E ele está chorando,
SIGNIFICADO Yisrael, e a mãe da criança está chorando, REFERENTES À RACHEL, A
MÃE DOS ISRAELITAS.
COMENTÁRIOS DO PROF.
ALTAMIRO DE PAIVA
Esta Parashá inicia com
a história de Moshe, Moisés, quando no Egito, o Faraó temendo a chegada de um
libertador preconizada por seus astrólogos, determinou que todos os meninos
recém-nascidos, deveriam ser jogados no Rio Nilo para que morressem.
A mãe de Moshe, Moisés,
angustiada com o decreto do Rei, colocou o menino numa cesta e jogou no rio
Nilo, chegando aquela criança, na parte do rio no qual se banhava a filha do
Faraó, que o recolheu para criá-lo, sabendo que se tratava de uma criança
Hebréia.
Conta a tradição, que o
faraó mais tarde fez uma prova com a aquela criança, colocando duas tigelas ao
seu lado, uma com ouro e prata e outra com brasas de fogo. Se a criança
estendesse a mão para tigela das riquezas deveria morrer, pois poderia ser o
libertador, se escolhesse as brasas, sobreviveria.
De repente as mãos de
Moisés iam se dirigindo para a tigela do ouro, mas o anjo Gabriel, o fez
dirigir-se as brasas levando a boca. Moisés foi então preservado, e tornou-se o
grande redentor e libertador do povo hebreu, e acredita-se que a dificuldade na
sua fala, foi decorrente desse incidente. Que lição podemos tirar dessa
história? Concluímos que as limitações não podem nos afastar dos grandes
projetos que temos, e que somos capazes de vencê-las. Shalom!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.