É nos relatado no Talmud que existem três tipos
diferentes de coroas, que enobrecem o ser humano, sendo que dois estão
restritos ao mundo temporal e outro vai além, escapando de qualquer forma de restrição.
As duas primeiras são as coroas do Reinado e a do Sacerdócio.
A primeira, foi dada ao Rei Davi, conforme
evidenciado por Hashem, através de: "Sua semente para sempre será, e
seu trono como o sol perante Mim (Tehilim 89:37)." A segunda, foi dada
à Aron, o Cohen-Gadol, quando o Eterno se refere assim ao irmão de Moisés:"Será
para ele e, para seus filhos após ele um pacto de sacerdócio eterno (Bamidbar
25:13)!"
No entanto, a mais importante é a terceira coroa,
pois esta é a coroa da Torá, pois "encontra-se pronta e posta para quem
a quiser", como relata a Mishná. A Cabala nada mais é, do que uma
forma que temos de revelar o que está oculto nos escritos, que nada mais são,
do que códigos metafísicos que nos auxiliam a desvendar as verdades que foram
deixadas por D´us.
Os sábios cabalistas nos informam que sua vivência,
é "mais importante do que pérolas (PV 03:15)." Isto nos ensina
que seu valor vai além do material, afinal esta palavra "Pérola" no
hebraico vem da mesma expressão "interior". De fato a prática da
Cabala nos mostra não só escritos, mas uma conexão com aquele que gerou tudo.
As Três Coroas, estão relacionadas originalmente ao
número 3, que em Gemátria está situado no processo da evolução, mostrando que o
sacerdócio e o reinado são estágios, entre o poder e a religiosidade. Em nossa
existência material, nada é perpétuo, ao contrário da Torá.
O número 3, que representa a coroa da Torá, tem a
ver com eternidade, algo que transcende o que é visível ou limitável. Pois
representa a excelência e a confirmação de que um fato se completou. A vivência
e estudo que nos revelam a Ohr (Luz), que se oculta nos dois números
anteriores.
Shalom,
Rafael
Chiconeli
PS:
Copiado do Blog Eterno Oriente
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