sábado, 23 de julho de 2011

CONEXÃO DE SHABAT – Matot, Tribos

O relato da Torá dentre algumas referencias faz alusão a tomada de decisão das tribos de Reuven e Gad, de não desejarem atravessar o Jordão, para a tomada da terra prometida. E como o Criador os alertou de uma decisão precipitada, havendo por parte daquelas tribos uma correção nos propósitos e reintegração ao grupo.

A grande indagação é, por que o Criador não concordou com a proposta das tribos? Primeiro, porque a atitude de ficar fora da tomada da terra prometida, era um gesto de grande egoísmo, pois alguns dos seus irmãos seriam certamente sacrificados nos combates; segundo porque certamente ficariam longe da orientação dos líderes do povo, seriam assimilados e teriam seus valores comprometidos.

ESTUDO DO ZOHAR Vol 21 – MATOT – TRIBOS.

O Zohar, livro Judaico Cabalista tece considerações sobre os valores Israelitas e explica as restrições para os homens de Israel de se relacionar com mulheres de outras nações. O homem simboliza Chesed, misericórdia, e a mulher juízo. A partir disso, fica claro que quem destrói a Chesed não estará no Mundo Vindouro. Matot termina com uma referência ao casamento, do levirato, onde o irmão do homem sem filhos restaura Chesed, casando-se com a mulher viúva, restaurando o equilíbrio.

Em nossa caminhada devemos nos esforçar para desenvolvermos a nossa espiritualidade, sacrificando o EGO, e procedendo as devidas correções. A manutenção de valores é de fundamental importância, pois quando exercitamos o amor ao próximo, estamos em conexão com o Criador. Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.