sábado, 30 de junho de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – Chukat - Purificação



Pararashá Mística 38º , Nm. 19:1-22:1, Jz. 11:1-33;

Zohar: Vol. 18

O texto desta Parashá está relacionado com o Cerimonial da chamada VACA VERMELHA. Um animal que deveria ser escolhido dentre outros da mesma espécie, que possuísse aquela característica, ser vermelha e sem defeitos. A oferenda necessitava de outros requesitos para o efeito de purificação.

O Ritual sacerdotal levado a cabo trazia para a pessoa que oferecia o sacrifício, uma chance de se reconectar com o Criador. Provavelmente e certamente que o Criador para perdoar imperfeições não dependia da oferenda, mas, por que solicitava?

Certamente que em todo ritual temos que observar o fim, e esse fim tem que ser nobre. O esforço em se escolher a oferenda, a vaca vermelha, demonstrava o esmero e o esforço daquele que precisava de novamente se comunicar com seu Criador.

Precisamos hoje descobrir quão distante nos colocamos diante do Criador, tornando-nos quase que independentes nos nossos atos. Somos passageiros e precisamos descobrir que precisamos melhorar nosso desempenho perante a Luz Maior, e isso só ocorrerá quando reconhecemos Nele, a nossa continuidade, a espiritualidade. Shalom!

Prof. Altamiro de Paiva

quinta-feira, 28 de junho de 2012

SINTONIA SEMANAL – Em Sintonia com o Sinai


Toráh: "mais desejáveis ​​são do que o ouro, muito ouro e muito bem: mais doce do que o mel ..." (Tehilim 19:11).

Zohar: VOL. 18 - Chukar - Purificação

1. "Esta é a ordenança da Torá"

1. "E Hashem falou a Moisés e a Arão, dizendo:" Esta é a ordenança da Torá que Hashem ordenou "(Bemidbar 19:1-2). Rabino Yossi abriu a discussão dizendo: "e esta é a Torá que Moisés propôs aos filhos de Israel" (Devarim 4:44). Vem e vê: as palavras da Torá são santas, elevadas e doce, como está escrito: "mais desejáveis ​​são do que o ouro, muito ouro e muito bem: mais doce do que o mel ..." (Tehilim 19:11). É como se todo aquele que estuda a Torá está todos os dias no Monte Sinai e recebe a Torá. Isto é o que diz: "Neste dia você está se tornando um povo" (Devarim 27:9). E os amigos concordaram com a explicação.

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

Não pode haver estudo de Kabbalah separado da Toráh, pois a Toráh para ser decodificada necessita do Zohar. Quando diariamente praticamos a Oração ANA BECHOACH, estamos nos conectando com o mundo espiritual, com Hashem, e assim somos vistos pelo Criador como os nossos pais no início no Eden,  em estado de perfeição.

Está no monte Sinai é simbolismo de estarmos no portal Cósmico, onde há a revelação da Shehinah, da glória, do Criador. Quando lá estamos atingimos um nível de Keduchá, e podemos compreender e receber os oráculos da Luz Circundante, tornando-nos um povo, tirando as sandálias dos pés, as cascas das nossas negatividades, para alcançarmos a terra prometida, Kenaan, que é a Espiritualidade. Shalom!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

KABBALAH PARA INICIANTES – CURSO DOMINICAL


No próximo Domingo, dia 01 de JULHO, às 14 Hs, estaremos iniciando um curso de KABBALAH PARA INICIANTES, sob a responsabilidade do Prof. Altamiro de Paiva, que tem formação pela B’Nei Baruch. Até sexta-feira será definido o local.

O Curso é gratuito e quem desejar fazê-lo, deverá confirmar via facebook. Não será permitida a inscrição no local do Curso. SHALOM!

sábado, 23 de junho de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – Parashá Côrach, Calvo


Pararashá 37º, Nm. 16:1-18:32;

Esta porção faz referencia a uma rebelião iniciada por CÔRACH, que era primo de Moshê, era uma pessoa muito capaz e querida no meio do povo. A posição assumida contra o líder Moisés era de que ele também teria condições de liderança, e que a mesma não devia ficar apenas entre Moshê e Aharon.

Pelo que consta no texto o Criador não aprovou a posição assumida por Côrach, em razão de manifesta inveja e ele e toda a sua família e pessoas que lhe estava a ouvir, foram engolidos pela terra. Kabalistas ao lerem tal porção evocam a atitude do rebelado semelhante ao espírito de vingança de Cain, e Moshê o comportamento de Abel, nascido para liderar.

Comentam alguns sábios que quando da intriga contra Abel, Cain, não deseja a sua morte, pois não conhecia ainda este acontecimento. Após ficar inerte no solo e não se levantar percebeu Cain, que seu irmão não voltaria a vida, e segundo a tradição muito chorou. No instante em que Côrach foi engolido pela terra, aquele espírito rebelde de Cain, foi devidamente corrigido, embora muitos mistérios existam em torno desse fato.

O fato é, que necessitamos a tempo corrigir nossas ações. Há um texto não judaico, que afirma que antes de levar-se uma oferta ao altar, é preciso primeiro reconciliar-se com a pessoa que estamos em conflito. Se não procedermos a devida correção, mais cedo ou mais tarde ela virá, se não for agora, será no amanhã. Shalom!



Prof. Altamiro de Paiva

sexta-feira, 22 de junho de 2012

SHABAT SHALOM – No Controle da Situação



Apesar de termos a consciência de possuirmos algo do Criador, em determinadas situações vivemos uma controvérsia. Estava no transito em Natal, dirigindo o meu carro em direção a minha residência, em um semáforo algo estranho vi acontecendo, dois veículos tinham colidido, e seus condutores estavam se agredindo entre si com palavras pesadas. Olhei para os dois carros e ambos tinham uma coisa em comum, um decalque com a seguinte inscrição: “DEUS É FIEL”. Fiquei triste, pois certamente aqueles condutores eram religiosos. É preciso exercitar a tolerância para resolvermos nossas dificuldades e darmos provas da nossa espiritualidade. Bem, chegou o Shabat. SHABAT SHALOM!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

quarta-feira, 20 de junho de 2012

HOJE , LUA NOVA DE TAMUZ – CÂNCER – 5772


“Soprai o Shofar na Lua Nova, no tempo fixado como dia da nossa festa. (Tehilim (Salmos) 81:4, Biblia Judaica).



Não se trata de horóscopo a Astrologia Kabalistica Judaica não submete o homem ao prenúncio, mas sinaliza situações deste período que tem forte relação com a emoção e a família, a necessidade de se fortalecer a estrutura familiar não apenas relacionada com a filhos, cônjuge etc, mas com os laços consanguíneos. O aspecto negativo é o cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas, que mexem com o emocional e pode causar dificuldades na família. O livre arbítrio dado pelo Criador, permite vivenciar esse período ou não.

A letra Chet representa o signo de câncer e indica o casamento de uma letra Vav (homem) com uma letra Zain (mulher). Observe a forma da letra Chet e verifique que ela é formada por uma letra Vav e uma letra Zain.
A letra Tav representa a Lua, planeta regente de Câncer, e significa em hebraico, sinal. E a lua é mesmo um importante sinalizador para os movimentos das marés, para à agricultura, e também para o calendário cabalístico. A Meditação nestas letras promove uma maior abertura emocional. Shalom!
Scanear essas letras durante este período nos dar poder para mantermos o nosso equilíbrio emocional, deixando-nos de ser Reativos a passando ser Proativos. 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A AUSENCIA DE ESPIRITUALIDADE E A TRAGÉDIA DA VIOLENCIA




“E para que porventura não se enterneça o vosso coração, e não temais pelo rumor que se ouvir na terra; porque virá num ano um rumor, e depois noutro ano outro rumor; e haverá violência na terra, dominador contra dominador”.Jeremias 51:46



O quadro da violencia instalada entre as nações está atingindo um índice insuportável para a sobrevivencia humana. Não bastasse a fome que dizima e as enfermidades que assolam, a impunidade abre caminho para sucessivas tragédias que ameaçam a convivencia humana, predispondo a já se pensar num caos que provavelmente se instalará, como resultante da quebra economica das nações, que incentivará a barbarie como nos tempos primórdios das hordas.

Em nosso país o Brasil, a violencia urbana explode de maneira incontrolável, deixando os orgão de repressão e jurisdicionais, perplexos, sem quaisquer proposta que possa assegurar qualquer melhoria no futuro. A corrupção política se prolifera de maneira trágica, e a justiça se torna inoperante em razão da crescente demanda. Crimes brutais estão a acontecer, a mulher, os homossexuais, negros e nordestinos a cada dia sofrem abusos, estupros e assassinatos, pelo amor do Criador, o que está acontecendo?

Estava assistindo um programa protestante na TV no qual o líder, o pastor, esbravejava contra outro concorrente de pregação do evangelho, expondo fatos relacionados com a desonestidade e a falta de escrúpulos. Em determinado momento esse lider falando sobre o Brasil, e com um tom de quem seria um futuro candidato político, disse: “..nós somos um pais feliz, a Palavra diz:”Bem aventurado é o povo cujo Deus é o senhor”. Fiquei de boca aberta, e complementou: “Dentro de 20 anos a nossa população será crente em Jesus”.

Que é isso companheiro? Primeiro o texto está se referindo a Yisrael, e não ao Brasil. Pais abençoado? Com esse quadro de desosnestidade política e briga entre igrejas protestantes? A violencia, a desonestidade política, as falcatruas das Igrejas, isso é uma bênção? Parece mais com maldição, afinal, o que está a acontecer? Quando nos afastamos do Criador, da Toráh que é a àrvore da vida, nos aproximamos da escuridão, e quando isso acontece, os valores humanos são desprezados, o próximo é abandonado, e o Criador é esquecido. As igrejas fracassaram, e a religião tornou-se um comércio. Precisamos urgentemente voltar, refazendo todo esse sistema de crenças, que excluem e não salvam, que aprisionam, e não mostram o Criador. SHEMÁ YISRAEL ADONAI ELOHEINU ADONAI ECHAD. Shalom!

Prof. Altamiro de Paiva

domingo, 17 de junho de 2012

Signos - Sua conexão com os meses e tribos de Israel


Pergunta:
Gostaria de saber se há relação entre os meses judaicos, as tribos de Israel, e os "signos do zodíaco" e de que forma se daria isto, em caso afirmativo.
Resposta:
O judaísmo não duvida que há um sistema inteiro no universo de astros e planetas que exercem influência sobre as criaturas. O Talmud enfatiza: "Malchuta deará ke'en malchuta derakiá", "O reinado aqui é um reflexo do Reinado Celeste".
Desta forma, astros e planetas influenciam criaturas e o astro (mazal) pode tornar a pessoa mais rica e mais sábia. Sabemos também que as marés, as estações e clima ao longo do ano, e até memso o ciclo menstrual dependem dos planetas. No entanto, ao receber a Torá no Monte Sinai, o povo judeu foi colocado acima destes mazalot. O que vem a ser mazalot?
Há doze meses judaicos, doze signos do zodíaco, denominados mazalot, e doze tribos de Israel. E entre eles há uma estreita afinidade e correlação.
Segue aqui a relação das tribos, meses e signos.
Nissan - Áris - Yehudá
Iyar - Touro - Yissachar
Sivan - Gêmes - Zevulun
Tamuz - Câncer - Reuven
Av - Leão - Shimeon
Elul - Virgem - Gad
Tishrei - Libra - Efraim
Cheshvan - Escorpião - Menashe
Kislêv - Sagitário - Binyamin
Tevêt - Capricórnio - Dan
Shevat - Aquário - Asher
Adar - Peixes - Naftali
O mês de Nissan, cujo símbolo é Áries (carneiro), representa a tribo de Yehudá, que é a dinastia que gerou o rei David. Os reis, os monarcas, os líderes, são sempre descendentes da tribo de Yehudá, inclusive Mashiach (Messias), que será descendente desta tribo. "Hachodesh haze lachem rosh chodashim", "Este mês será para vocês o líder dos meses", como escrito na Torá coloca o mês de Nissan como o primeiro da lista. A palavra "lachem" (para vocês) tem as mesmas letras que Melech,que significa rei. Nissan, também representa o cordeiro pascal de Pêssach, onde também se vê a conotação com seu símbolo, o carneiro.
O mês de Iyar representado pelo touro, corresponde à Tribo de Yissachar, composta por grandes eruditos da Torá. Neste mês procedemos a contagem do ômer (entre Pêssach e Shavuot) nos preparando para o recebimento da Torá (no mês de Sivan).
Notamos que os dois primeiros meses do ano estão relacionados com animais. Durante estes dois meses trabalhamos com a elevação de nossa alma animal a fim de nos refinarmos para receber a Torá no terceiro mês, Sivan, representado por gêmeos e que corresponde à tribo de Zevulun. "Gêmeos" representa duas partes que se unem: D'us e o povo de Israel, a união entre o material e o espiritual, já que foi neste período que Céus e terra foram criados.
Também representa a Torá escrita e a Torá oral. Tamuz, câncer, cuja tribo é Reuven é o quarto mês nesta ordem. Neste mês, parte da tribo de Reuven rebelou-se contra Moshê e ficaram ao lado de Côrach, num episódio muito triste para o povo judeu.
Av que está ligado à tribo de Shimon e o quinto mês – representado pelo leão – também foi marcado por um episódio negativo de assimilação, quando um dos líderes de Israel, Zimri, demonstrou abertamente sua ligação com Cozbi, uma midianita, filha de um príncipe, resultando em muitos mortos onde a honra de Israel foi restituída através do ímpeto de Pinchás.
O signo de Elul, o sexto mês, é virgem ligado a pureza e santidade. Simboliza o mês da teshuvá, retorno a D'us. É nele que nos preparamos para Rosh Hashaná e Yom Kipur avaliando nossas ações e nos arrependendo de nossos pecados.
O mês seguinte Tishrê, onde ocorrem as festas de Rosh Hashaná entre outras, é representado pela balança em alusão ao "peso" de nossas ações e ao julgamento de D’us sobre nossos atos , aliás, o que resultará que ano mereceremos ter no ciclo que se renova no calendário judaico.
Cheshvan, escorpião, é o mês do dilúvio, que quase disimou a humanidade. Em hebraico, a palavra escorpião é acar beit, aquele que destrói a casa, destrói o mundo.
E assim ocorre com os demais meses completando o ciclo.
Apesar de os demais povos não receberem nenhuma proibição sobre consulta aos astros, o povo judeu é proibido de recorrer a este instrumento. O Zohar, menciona que "O povo de Israel ficou sob a influência dos astros até a outorga da Torá no Monte Sinai. A partir do momento em que recebeu a Torá, o povo deixou de depender dos estrelas e constelações. Obviamente, quando alguém se afasta dos caminhos da Torá, volta a receber esta influência natural dos astros."
Conforme estabelecem nossos sábios: "Ein mazal le Israel", "Não há mazal (influência astral) ao povo de Israel". Pois esta pode ser mudada drasticamente através do livre arbítrio e de bons atos praticados.
A Torá traz: "Tamim tihiê im Hashem Elokecha.", "Seja íntegro com o Senhor, teu D’us" (Deuteronômio 18:13) o que exclui a possibilidade de recorrer a astrólogos ou orientar-se através de horóscopos. Não nos deixemos ser levados pelos "ventos", nem as "marés". Que os astros continuem servindo para definir as estações, orientar embarcações, etc. Nossa bússola é outra: que a fé que nutrimos em um D’us único seja sempre íntegra e absoluta. Nele devemos confiar nosso verdadeiro "Mazal" – obviamente fazendo nossa parte: nos tornando recipientes dignos de Suas bênçãos através do estudo da Torá e prática das mitsvot… na terra; o mundo das ações.


sábado, 16 de junho de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – Sh’lách Lechá, Envia!


Pararashá 37º , Nm. 13:1-15:41.

Esta Parashá está relacionada com a história dos DOZE ESPIÕES, que Moshê enviou para tomar conhecimento sobre a terra prometida que deveriam conquistar, o que seria Eretz Yisrael. Foram e após cumprirem a missão retornaram, com versões diferentes.

DEZ dos enviados deram a Moshê um relatório negativo sobre a terra que deveriam conquistar Canaã. Informaram que não valia a pena, pois iriam combater guerreiros sanguinários. Por fim trabalharam o restante da população para serem contra o projeto de tomada dessa terra.

DOIS dos enviados, contudo, deram uma versão de que a terra era realmente maravilhosa, existiam sim tais guerreiros, mas eram de todo superáveis. A notícia dos DEZ trouxe descontentamento entre o povo, a liderança e principalmente ao Criador.

Todos os rebelados morreram e não entraram na terra conquistada. A Torá nos mostra que a maioria nem sempre estar certa, e que a utilização de comentários negativos não são bem vistos pelo Criador. Precisamos reconhecer que os obstáculos de conquistas sempre existirão, agora, esquecer-se do Criador e sua ajuda, cheira a Rebelião. Shalom!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

SHABAT SHALOM – Aproximando-se da Luz


 Na Parashá Beha’aot’cha, O Criador conversou com Moshê, Moisés, e disse prá ele chamar a Aharon, e a este fosse dada a missão de acender a Menoráh, o candelabro de sete velas no tabernáculo. Quando as velas eram acesas a escuridão era dissipada e apenas a Luz reinava soberana, e certamente Aharon podia ver de perto a importância da luz resplandecente.
Quando nos afastamos da Luz entramos em escuridão, mas quando da luz nos aproximamos nos tornamos mais iluminados e não vemos mais a escuridão. O Shabat, não é meramente um dia de descanso da semana, mas um portal Cósmico, quando a luz com mais intensidade ilumina a terra, trazendo refrigério para todos. Chegou o Shabat. SHABAT SHALOM!  

quinta-feira, 14 de junho de 2012

LUA NOVA DE TAMUZ - CÂNCER




“Soprai o Shofar na Lua Nova, no tempo fixado como dia da nossa festa. (Tehilim (Salmos) 81:4, Biblia Judaica).

No dia 20 de Junho, Quarta Feira, um novo Portal Cósmico está se abrindo, a Lua Nova de Tamuz, Câncer, quando situações diversas serão mostradas para que possamos, estar atentos ao nosso dia-dia. Segundo a Toráh Oral os nossos atos não são determinados pelo Zodíaco, mas as informações servem como sugestão para o exercício do livre arbítrio concedido pelo Criador.

O calendário kabalístico é baseado nos ciclos da Lua, e em cada mês nos afeta de forma diferente. A Conexão de Lua Nova oferece consciência e meditações especiais para nos ajudar a usar a energia do mês para alcançar mais felicidade e plenitude.


sexta-feira, 8 de junho de 2012

SHABAT SHALOM – Ainda sob as bênçãos de Gemeos


Ainda estamos no período do mês de Sivan, e sob a tutela de Gemeos, cujas letras em hebraico que regem o instante é Resh e Zain. Enquanto a primeira se relaciona com a serenidade do mundo ao nosso redor, nos apercebendo das coisas criadas pelo Criador, a outra nos eleva a pensarmos na fusão do mundo fisico com o espiritual. Pois bem, o SHABAT, é esse instante místico, onde o mundo espiritual desce até nós que estamos em Malchut, nos envolvendo em uma atmosfera de alegria e profunda reflexão, reconstruindo-nos espiritualmente. Chegou o Shabat. SHABAT SHALOM!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

SINTONIA SEMANAL – Mashiach, uma Doce Esperança



Que no mérito da revalidação preciosa de Shavuot, que estabeleceu e estabelece sempre o maior amor verdadeiro casamento de todos os tempos, entre o Am Yisrael e Hashem, e que ocorreu na chupá do Sinai, sendo bondosamente agraciado com o brilhante da Torá, que venha então, rapidamente , o Mashiach, trazendo somente o dia em que os “montes destilarão o doce vinho, e as colinas manarão leite, e todos os rios de Yehudah estarão cheios de águas; e sairá uma fonte, da casa do S-nhor, e regerá o vale de Sitim” (Yoel haNavi 4:18) A Bondade para Avraham, Avraham Chachamovits, pg 378.

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

As coisas parecem que estão de ponta a cabeça, não entendimento entre as nações, famílias, tribos ou religiões. A cada dia ficamos perplexos com o índice de violência, fome e enfermidades que dizimam pessoas, e com os fenômenos naturais que varrem regiões. O que está a acontecer? Estudiosos aludem à atividade degradante do homem.

O que foi feito no inicio pelo Criador parece ter um triste fim, ou um fim não esperado. Como seres humanos somos expectadores de uma iminente tragédia que parece estar sendo preparada. Levantamos a cabeça e lembramos o Sinai, o pacto do Eterno com o seu povo, e a esperança desde o Eden, de que surgiria o Mashiach.

A Era Messiânica não é uma esperança apenas para Yisrael, mas para todos os povos: Judeus, Cristãos e Muçulmanos. Resta-nos a esperança da reconstrução de todas as coisas, quando o Criador intervirá neste sistema de coisas iníquas, e o Cetro de Yehudah por fim se manifestará trazendo a Shalom. Fiquemos prontos a receber o único e verdadeiro Mashiach, e que seja em breve. Amén!

sábado, 2 de junho de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – Parashá Naso, Faça



Pararashá 35º , Numeros 4.21– 7.89; Dia 02 de Junho

O texto desta conexão continua o foco voltado para a contagem do povo que estava no deserto, contudo o realce maior é justamente quando o Criador determina a Moshê, Moisés, quanto à importância de abençoar ao Povo. Surgiu então a chamada Bênção de Arahon: “Y’vareha Adonai vYishmerekha; Ya’er Adonai panav Eleika Vichunekka. Issaá Adonai Panav Eleikha V’yasen L’kha Shalom, Amen.

“Que o Eterno te abençoe e Te guarde que o Eterno faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha Misericórdia de Ti. Que o Eterno levante o seu rosto sobre ti, e te dê a Paz. Amen.

Em um dos livros judaicos chamado o Zohar, o Cabalista Rabbi Shimon Bar Yochai, falando a Idra Rabáh, a Grande Assembléia, expressou também o significado desta porção ou desta Conexão. Seus dez discípulos ouviram com atenção sobre a importância de abençoarmos outros, ou de tornarmo-nos uma bênção aos outros.

Conta-se que um home desejava rezar diariamente, mas não sabia escolher as preces no livro de orações. Pediu ajuda a um sábio chamado Baal Shem, que foi a sua casa e marcou todas as páginas das orações. Após sair da casa daquele homem, os filhos começaram correr na sala e tropeçaram no livro e desmarcaram as páginas.

O home ficou apavorado e saiu atrás do sábio Baal Shem. Quando o alcançou estava diante de um rio, viu o sábio colocar um lenço sobre as águas meditar no Criador, e subiu no lenço e atravessou o rio. O homem ficou admirado, e procedeu do mesmo modo, pôs seu lenço sobre as águas e cruzou o rio sobre as águas.

Finalmente alcançou o sábio e lhe relatou o acontecido quanto ao desmarque do seu livro de Oração. Baal Shem, novamente o ajudou marcando as orações, mas....perguntou ao homem Como você chegou até aqui? E o homem contou como vira o sábio cruzar o rio, e fez da mesma forma. Aí o sábio disse: muito bem, acho que as suas orações estão fazendo efeito.

O Fato é que ao abençoarmos outros lhes ensinando a se comunicarem com o Criador, em suas simplicidades alcançam bênçãos maravilhosas, elas, as orações, são como o lenço colocado para cruzarmos o rio e chegarmos na espiritualidade, no Criador. Shalom!.

*Prof. Altamiro de Paiva

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Shabat a Fonte de Bênçãos da Semana


Os Cabalistas explicam que o Shabat é "a fonte de todas as bênçãos". Isto significa que todas as bênçãos que esperamos atrair para nós, nossas famílias e para o mundo durante a semana provêm e fluem da Luz do Shabat. Se quisermos atrair a Luz do sustento, da saúde, da alegria ou qualquer outro tipo de plenitude física ou espiritual, essa Luz pode fluir somente através do Shabat. Este é um ensinamento maravilhoso e importante. Shabat Shalom!