sábado, 29 de setembro de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – HA’AZINU - OUVIR


 
TORÁH: Dt. 32:1-52, II Sm.22:1-51,

ZOHAR 22 – HAZINU

1. "Dá ouvidos, ó céus"

“Rabino Yehuda fala das muitas vezes que Moisés repreendeu Israel, mas nos diz que Moisés disse todas essas coisas com amor, sempre lembrando as pessoas o quanto Deus amava. Rabi Yitschac diz que Moisés sempre se recusou a ser guiado por alguém que não seja o próprio Deus, ele não seria guiado por qualquer anjo ou mensageiro. Moisés nunca tremeu perante a voz de Deus ou qualquer mensageiro, e ainda depois que ele morreu Josué estava com medo dos mensageiros de Deus. Deus não estava mais disponível para os Yisrael como havia sido durante a vida de Moisés.” (ZOHAR 22).

Esta Parashá de Ha’azinu tem a haver com ouvir, escutar. O Zohar chama a atenção para não fazermos juízos de valores de maneira precipitada, e diz que as decisões tomadas de maneira rápida não possuem sabedoria, e sempre resultam em prejuízos das pessoas envolvidas.

As palavras negativas, LASHON HARÁH, A MÁ LINGUA, A FOFOCA, O FALAR MAL, trás em geral desconfortos entre as personagens envolvidas, e uma siginificante demanda de negatividade. Quando nos juntamos às pessoas negativas, somos contaminados e contaminamos quem estiver em nosso contato diário.

Quando somos atingidos pela comunicação negativa estamos a mercê de duas vozes em nosso interior. Uma que alimenta a negatividade, a Lashon Haráh, a má língua, e outra voz que vem da alma, que se contrapõe aquela que vem do EGO, e aí surge na demanda o livre arbítrio para que se processe a escolha.

Que tal exercitarmos a positividade, fechando as portas para Lashon Haráh? O Shabat é um portal de cura segundo o Zohar, não apenas daquelas enfermidades da nossa fisicalidade, mas também as doenças da Alma, que tem implicações em nosso tikum, e em perdas em um futuro necessitado de correções. Shabat shalom.

Prof. Altamiro de Paiva

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

SHABAT SHALOM – É Tempo de Recomeçar


Chegamos a Rosh Hashanáh e passamos por Yom Kipur, nossas contas foram alinhadas pelo Criador e nosso Tikum, devidamente corrigido. Estamos prestes a Reiniciar o Estudo da Toráh através das Parashiots, significando que não há término, mas sempre haverá um recomeço fruto da evolução do próprio Cosmos.

É o instante de começarmos tudo outra vez diferente do passado, fazendo uma seleção melhor dos nossos atos e das tomadas de posições, para não procedermos como fizemos outrora. “FAZE-NOS VOLTAR CRIADOR E VOLTAREMOS, RENOVA OS NOSSOS DIAS COMO NOS TEMPOS ANTIGOS”. Que legal SHABAT SHALOM!

Prof. Altamiro de Paiva

sábado, 22 de setembro de 2012

YOM KIPUR – O DIA DO PERDÃO - 25 e 26 de Setembro.


 
Antes de entrar nesse mundo, nossas almas fazem uma promessa: de que nosso único foco na vida será nos transformarmos – de seres que têm o desejo de receber para si mesmos em seres que compartilham. Yom Kipur nos permite revisitar essa promessa, tornando disponível o fenômeno conhecido como Biná, um nível elevado de consciência.

"Referimo-nos a Yom Kipur como Biná. Qual o significado de Biná? Consciência. Biná é o lugar onde nada é ilusório." – Rav Berg

Somente em um dia do ano nós temos a oportunidade de nos conectar diretamente com a Sefirá de Biná e obter dela a capacidade de corrigir e melhorar nossa existência. Em Yom Kipur, nos sentamos no trono, com Biná, tendo assim o poder de remover o nevoeiro de nossas vidas para o próximo ano. Tornamo-nos realeza espiritual, com a capacidade de aumentar e melhorar a qualidade de vida de todos os seres humanos.

Yom Kipur, a oportunidade de manter nossa promessa original.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

SHABAT SHALOM – No embalo de uma Melodia


 
Experimentamos instantes de dor, duvidas e incertezas. Deixo-me levar pela canção, e exploro os recantos do jardim da alma, no toque e na Melodia de uma canção de bênçãos para Yisrael. SHABAT SHALOM!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

DIA 17 DE SETEMBRO COMEÇOU A LUA NOVA DE LIBRA - TISHREI – 5773



 
“Soprai o Shofar na Lua Nova, no tempo fixado como dia da nossa festa. (Tehilim -Salmos) 81:4, Biblia Judaica). 


Não se trata de horóscopo a Astrologia Kabalistica Judaica não submete o homem ao prenúncio, mas sinaliza situações deste período. O sétimo signo, representado por Libra, é associado ao potencial de relacionamentos. O cuidado que deve ser tomado diante da energia de libra é de se evitar a superficialidade, pois a facilidade para iniciar um relacionamento não é a mesma para aprofundá-lo.
Lamed é a letra correspondente a Libra e é a letra que mais se eleva. É associada à virtude do relacionamento interpessoal, algo que não se obtém pela leitura de livros, mas somente no contato com o outro.

A letra Pei é relacionada à Vênus, regente de Libra e de Touro, e no corpo é relacionada à boca. A meditação nestas letras aprimora, portanto, nossa capacidade de se relacionar com as pessoas.

Scanear essas letras da direita para a esquerda durante este período nos dar poder para mantermos um melhor relacionamento com as pessoas, no amor, quanto nas relações pessoais, permitindo uma melhor convivência e gerando o entendimento tão necessário a realização da Shalom, da Paz.

By Prof. Altamiro de Paiva

domingo, 16 de setembro de 2012

SINTONIA SEMANAL – Julgamentos em Rosh Hashaná


Zohar Diário # 1012; Tikkun 2 - 1 (refere-se a Tikun 22 e 23)



O Zohar nos diz que a primeira palavra da Torá, בְּרֵאשִׁית, "no principio", pode dizer "ברא תיש", que significa "criado para o sacrifício '.

Este carneiro é o que Deus fez a Abraão para sacrificar em lugar de seu filho, Isaac. Gênesis 22:07.
"וַיֹּאמֶר יִצְחָק אֶל - אַבְרָהָם אָבִיו, וַיֹּאמֶר אָבִי, וַיֹּאמֶר, הִנֶּנִּי בְנִי; וַיֹּאמֶר, הִנֵּה הָאֵשׁ וְהָעֵצִים, וְאַיֵּה הַשֶּׂה, לְעֹלָה"

"E falou Isaque a Abraão seu pai, e disse:" Meu pai. "E ele disse: 'Eis-me aqui, meu filho.': 'Eis aqui o fogo ea lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto -oferta? "

O Zohar nos revela que quando Isaque perguntou a seu pai a pergunta acima, uma voz do céu disse: "O carneiro foi criado no início da Criação para o sacrifício de Isaac"
Gênesis 22:8 "וַיֹּאמֶר, אַבְרָהָם, אֱלֹהִים יִרְאֶה- לּוֹ הַשֶּׂה לְעֹלָה, בְּנִי;. וַיֵּלְכוּ שְׁנֵי
הֶם, יַחְדָּו"
"E Abraão disse:" Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. "Então eles foram ambos juntos."

Abraão não mentiu para Isaque, ele tinha uma profecia. O carneiro foi criado para esse fim específico e é insinuado na primeira palavra da Torá. Abraão teve uma forte ligação espiritual e certeza com os caminhos de Deus. Mesmo que ele não pensava em um carneiro ou calculado a opção de encontrar um carneiro para abate em vez de Isaac, sua alma expressa o evento futuro.

O evento ligação foi um grande plano de Deus para abrir um canal de misericórdia para o mundo e permitir que Chessed, que é coluna da direita, Abraão para adoçar julgamentos da coluna da esquerda, Gevurah, Isaac. O Zohar nos diz que o sacrifício de Isaac retirado do porão do anjo da morte na coluna da esquerda, Gevurah.

No início de nossas orações diárias, lemos a história da amarração, a fim de remover julgamentos do nosso dia. No primeiro dia de Rosh Hashaná, lemos sobre o nascimento de Isaac e, no segundo dia lemos o capítulo da amarração. Com estas leituras nos conectamos espiritualmente para o evento e o Zohar diz que cancela caso do oponente contra nós.

Gênesis 22:12 "וַיֹּאמֶר, אַל - תִּשְׁלַח יָדְךָ אֶל - הַנַּעַר, וְאַל - תַּעַשׂ לוֹ, מְאוּמָה"
"Ele disse: Não coloque a mão sobre o menino e não faça nada contra ele;".
Uma vez que a amrração ou para a direita e para a esquerda teve lugar, não há necessidade de fazer nada porque a proteção do direito venceu a morte.

Salmos 98:1

"מִזְמוֹר, שִׁירוּ לַיהוָה שִׁיר חָדָשׁ - כִּי - נִפְלָאוֹת עָשָׂה;
הוֹשִׁיעָה - לּוֹ יְמִינוֹ, וּזְרוֹעַ קָדְשׁוֹ "


"Um Salmo. Cantai YHVH uma nova canção, pois Ele tem feito coisas maravilhosas; {N}

Sua mão direita, eo seu braço santo, tem a salvação operada por ele. "
O Zohar explica que este versículo revela o poder da mão direita (Chessed) para superar e remover o julgamento da esquerda (Geburah).

Em Rosh Hashaná ouvir a leitura e o toque do shofar (que é feito de chifre de carneiro) faz muito bem. Estas são as melhores ferramentas espirituais que nos ajudam a superar julgamentos e ter uma chance para um ano melhor. Não pense sobre a vida material melhor para a questão de ter mais. Coisas materiais existem apenas em Malchut, eles são temporários e tem o aspecto de morte associado. Você pode perguntar sobre o seu sustento para você e sua família, se você é realmente pobre e se a falta de dinheiro não permite que você se conecte espiritualmente e se tornar um melhor canal para a luz.

Pergunte e medite para remover todos os julgamentos a partir de seu processo de Tikkun para que você possa estar mais perto da Luz e seguir seus caminhos.

Tendo certeza que nos caminhos de Deus nos une a Abraão e nos permite ser o canal de fluxo de Chessed através de nós.
Só então, podemos realmente remover julgamentos de nossas vidas e encontrar alegria em cada passo que damos.

Não é fácil seguir este conselho, mas este é o caminho para quebrar a ilusão do mundo material.

sábado, 15 de setembro de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – Parashá : Nitsavím – Vaiêlech; De Pé, Ele Vai.


 

ZOHAR – VOL 22

TORÁH - Dt. 29:10-30:20; Dt. 31:1-30.

 
Moshê, Moisés, estabelece uma aliança com os que estavam lá, antes do Jordão, e com aqueles que não estavam lá. Aliança cobre o tempo e chega a até nós. A partir dali a terra prometida precisava ser conquistada, nada fácil, mas o Eterno prometeu estar ao lado deles, os nossos pais judeus.

As vésperas de despedir-se do povo que guiou durante a maior parte de sua vida, Moisés profere um discurso muito relevante:

"Vê que, hoje, pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal."Deuteronômio 30:15;
 
O livre arbítrio continua sendo a proposta de Hashem, nada é obrigado. As Bênçãos e as maldições dependem da nossa postura em obedecer as Mitzvot, ou não, e se não certamente o resultado será a morte, pois será uma conseqüência de uma escolha mal feita.
 
Em uma pequena frase da Torá encontramos a revelação da escolha como palavra chave deste mundo. E um grande "despertar" acontece quando percebemos que toda a realidade em nossa volta é formada a partir de nossas escolhas. 
 
E não há meio termo. Podemos seguir o caminho da Luz, também denominado na Torá como o bem, ou a Vida. Ou seguimos o inimigo interno, o Ego, aquele que vive se comparando, denominado como o mal, ou a Morte. 
 
A morte descrita aqui não é o fim de nossa existência física, mas sim algo que ocorre quando ainda há oportunidade de vivermos e não aproveitamos, sempre adiando para o dia seguinte.
 
Que nesta Shabat às vésperas de Rosh Hashanáh, possamos escolher a vida.

Shalom!
Texto Adaptado por Altamiro de Paiva

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

SHABAT SHALOM – É Tempo de Avaliação


 
Há algo pairando no ar no instante desta viração do dia lembrando-nos que na renovação do universo, nós também estamos inseridos. Um Shabat diferente sob a atração de Rosh Hashanáh, quando o Criador olhando mais intensamente a terra procede às devidas correções, permitindo que a vida continue a fluir como um dom inefável das obras das suas mãos.

Façamos uma pausa e reflitamos sobre o nosso viver e nosso relacionamento com o Outro, o nosso próximo. Precisamos reconstruir esse mundo fraturado pelas demandas do Ego, na forma de desonestidade, violência, corrupção e engano, e que neste instante cósmico sejamos visitados pela misericórdia do Eterno, e que nossos julgamentos sejam adoçados. SHABAT SHALOM!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ROSH HASHANÁH – Elul 5772 / Tishrei 5773


 

DIA 17 E 18 DE SETEMBRO/ 2012

Olá Chaverim estamos chegando numa data muito significativa para todos nós Kabalistas. Rosh Hashanáh, não é apenas uma mudança de um ano, mas a abertura de um portal Cósmico, no qual o Criador é a luz maior, e seus olhos se voltam com mais intensidade para toda a humanidade.

É um instante de profunda devoção, quando todos são submetidos ao olhar do Eterno, para uma avaliação dos nossos atos praticados. Até lá precisamos corrigir nossas ações plantando sementes regadas pelo amor, e permitindo que possa nascer arvores frondosas da Paz, do entendimento entre os povos e da Justiça social, para podermos dizer ao Outro.......

SHANÁH TOVÁH UMETUKÁH – TENHA UM ANO BOM E DOCE

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – Ki Tavô , Quando entrares


 
Pararashá Mística  50º, Dt. 26:1;29:9

Nesta Parashá há um desafio aos Israelitas quanto a sua lealdade a Toráh, e que a obediência ou não a mesma implica em Bênçãos ou Maldições. No geral Moshê trás a tona o futuro de Yisrael, quando certamente se tornaria não obediente ao concerto e as consequências que adviria.

Na realidade precisamos compreender que tanto o bem ou o Mal se originam da mesma fonte, do Criador. Não podemos transferir culpa à alguém, quando fracassamos em nossa adoração, ao único e bendito seja Ele, culpando um suposto acusador ou oponente que é o nosso próprio EGO.

Mas uma coisa é importante esclarecer no discurso de Moshê, o cumprimento das Mitsvot, só geram bênçãos quando são cumpridas com alegria. Por isso não são pesados os Mandamentos do Eterno, na linguagem do salmista e rei Davi, que expressava o seu amor pela Lei do seu D-us e Salvador.
Precisamos retornar dos nossos caminhos de transgressão da Toráh, para experimentarmos a comunhão da Luz. Quando dizemos que estamos conectados com D-us, e não cumprimos as suas Mitsvot, a Torá, achando que não precisa mais, e que tudo isso já passou, podemos estar adorando equivocadamente a outro deus, e não ao Criador deste universo, o D-us de Yisrael. Shalom!

Prof. Altamiro de Paiva

OLÁ, SHABAT SHALOM – VIVENDO E TRANSFORMANDO O VIVER


 
Estamos nos aproximando de Rosh Hashanáh neste mês de Elul, onde necessitamos de rever nossas ações durante o ano que está a terminar. Sentimos a importância de nos transformar para que o Criador possa nos dispensar sua Luz Circundante. Mesmo neste plano da fisicalidade, podemos experimentar momentos do Mundo Espiritual, com a chegada grandiosa e majestosa da Rainha Shabat, a mais admirável manifestação da Shekinah do Eterno. Chegou o Shabat, SHABAT SHALOM!

sábado, 1 de setembro de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – Ki Tetsê , Quando saíres


Pararashá Mística  49º, Dt. 21:10-25

ZOHAR - VOL. 22 – KI TETSÊ
 
Ki Tetsê começa considerando o caso de uma mulher quando capturada por um soldado judeu durante uma batalha. Pelo resto da Porção, a Torá continua com uma lista de mitsvot. Comenta os direitos especiais de herança do primogênito, o caso do filho teimoso, e a importância de respeitar-se a propriedade de outras pessoas, e o cuidado de se de enxotar a ave mãe do ninho antes de apanhar os filhotes, e que não se deve vestir shatnez, mescla de lã e linho na mesma peça de roupa.

Outras situações são abordadas como: a difamação das mulheres, o adultério é proibido, a ordem no acampamento e  arguida para que haja santificação. Há considerações também ao divórcio, discute o sequestro, o pagamento justo do trabalhador e o conceito de responsabilidade das ações dos indivíduos.

Nesta porção a Torá faz uma consideração muito especial ao órfão, a viúva, a questão do levirato e evoca a honestidade nos negócios com uma Mitsvá. Conclui portanto a porção exortando ao povo de Yisrael a se recordarem das atrocidades cometidas pela nação de Amalek contra o nosso povo após o Exodo.

O que a Parashá está nos revelando. Primeiro a importância de que existem Mitsvot, e que elas devem ser obedecidas. Segundo, quando cumprimos as Mitsvot, estamos obedecendo ao Criador, ou seja, estamos conectados Nele. Quando elegemos intermediários entre nós e o Eterno, além de praticarmos idolatria, estamos desconectados Dele.

Prof. Altamiro de Paiva