sexta-feira, 7 de setembro de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – Ki Tavô , Quando entrares


 
Pararashá Mística  50º, Dt. 26:1;29:9

Nesta Parashá há um desafio aos Israelitas quanto a sua lealdade a Toráh, e que a obediência ou não a mesma implica em Bênçãos ou Maldições. No geral Moshê trás a tona o futuro de Yisrael, quando certamente se tornaria não obediente ao concerto e as consequências que adviria.

Na realidade precisamos compreender que tanto o bem ou o Mal se originam da mesma fonte, do Criador. Não podemos transferir culpa à alguém, quando fracassamos em nossa adoração, ao único e bendito seja Ele, culpando um suposto acusador ou oponente que é o nosso próprio EGO.

Mas uma coisa é importante esclarecer no discurso de Moshê, o cumprimento das Mitsvot, só geram bênçãos quando são cumpridas com alegria. Por isso não são pesados os Mandamentos do Eterno, na linguagem do salmista e rei Davi, que expressava o seu amor pela Lei do seu D-us e Salvador.
Precisamos retornar dos nossos caminhos de transgressão da Toráh, para experimentarmos a comunhão da Luz. Quando dizemos que estamos conectados com D-us, e não cumprimos as suas Mitsvot, a Torá, achando que não precisa mais, e que tudo isso já passou, podemos estar adorando equivocadamente a outro deus, e não ao Criador deste universo, o D-us de Yisrael. Shalom!

Prof. Altamiro de Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.