terça-feira, 31 de julho de 2012

SINTONIA SEMANAL – União do Superior com o Inferior


ZOHAR VOL. 22 - VAETCHANAN


9. União do Superior com o inferior

61. "Ouve, ó Israel, Hashem nosso Elohim, Hashem é um" (Devarim 6:4). O mandamento é para declarar a unidade do nome do Santo, bendito seja Ele, abaixo, pois, como o nome do Santo, abençoado seja Ele, pois quando ele é unificado abaixo, também é unificado acima. Assim, o Santo, bendito seja, é um só acima e abaixo. Quem declara a unidade do nome do Santo, bendito seja Ele, deve dirigir sua atenção e vontade para a meditação (lit. "unificação") mencionamos, a saber, UNIR SEU NOME ABAIXO, e conectar todos os seus membros, nomeadamente à SFIROT por meio da meditação de modo que todos eles vão tornar-se um. Porque, assim como uma organização todos os membros estão de acordo com o nome do Criador do mesmo modo deve ocorrer abaixo, para uma união de todos os membros sobrenaturais e por meio de meditação que então elas vão se tornar um.

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

Esta seção do ZOHAR trata do processo de reconhecimento de Elohim tanto no mundo espiritual, como na realidade desta mortalidade, em Machuto. Dentro da criação nesta realidade codificada onde tudo já se encontra nomeado, o nome do Criador está acima de todos os nomes, isso implica em dizermos que além Dele (Elohim), não há outro, dai a importância de assim conhecermos para mantermos a nossa conexão.

Quando os que estão abaixo, em Malchuto, reconhecem a unidade em Hashem, no Nome, no Criador, se estabelece novamente a conexão dentro das Sefirots com o mundo espiritual. Ao acontecer esse processo de conexão do que está abaixo com o mundo espiritual acima, seremos receptores mais conscientes da luz que flui daquele cujo nome está acima de todos os outros, pois além dele não há outro. Shalom!


domingo, 29 de julho de 2012

TU B'AV - A CONEXÃO DO AMOR



 Quinta | 02 de Agosto | 20h30
Tu B’Av, (o dia 15 do mês de Leão), conhecido pelos kabalistas como a Festividade do Amor, é um dia muito especial no calendário kabalistico. É quando recebemos o maior suporte para ter sucesso nessa área. Acontece na lua cheia do mês controlado pelo sol, em um dia em que a lua e o sol exercem igual jurisdição nos céus, onde há um completo equilíbrio entre esses dois parceiros celestiais.

sábado, 28 de julho de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – Devarim, Palavras


Pararashá 44º , Deuteronômio 1:1– 3.22; Dia 28 de julho

Zohar: Vol. 22



O livro de Devarim, Deuteronômio apresenta as ultimas Toraráh, admoestações de Moshê, Moisés, ao nosso povo de Israel, antes da conquista de Kenaan. Exortações feitas com amor, mas com força enérgica, relembrando ao nosso povo, que apesar das suas rebeliões, o Eterno sempre os socorria.

Devarim também marca decisivamente a substituição do comando do povo, de Moshê, para Josué. A conquista da terra prometida levou sete anos, mais sete anos para a pacificação, o povo precisava estar mais unido do que nunca, para tomar posse daquilo que Criador preparou.

Recorda-se que antes de cruzar o Jordão, duas tribos expressaram desejo a Moshê, de não prosseguir ( Reuven e Gad   ), contudo foi necessário o pulso firme do líder Hebreu, para corrigir aquele desejo de receber antecipadamente a recompensa antes da conquista. Por fim deu tudo certo e novamente se integraram e foram à conquista.

Na realidade precisamos sacrificar o nosso Ego, responsável por desejos, que em algumas vezes alcançamos em detrimento dos outros. Essa postura nos faz egoístas e atraímos certamente maldições, pois ofuscamos o objetivo da luz do Criador. Mesmo vivendo os instantes de 9 de AV, a nossa tristeza pelas destruições dos dois templos, podem transformar-se em novo sentimento, em alegria. Shalom!

Prof. Altamiro de Paiva

sexta-feira, 27 de julho de 2012

SHABAT SHALOM – Da Escuridão à Luz



Toda história de lutas e sofrimentos faz nascer outra etapa, outro dia. Quando o nosso povo esteve 40 anos no deserto e passou por provas quase que invencíveis, teve a oportunidade de conhecer Kenaã, a terra prometida, e mesmo em situações inexplicáveis saia do fundo do poço para encontrar com a vitória concedida pelo Criador, que sempre honrou o seu pacto.

9 de Av, está começando agora, e apesar do sentimento de perda dos dois templos, e da perseguição Nazifascista que quase dizimou os Judeus, uma luz da esperança brilhou e continuamos como um povo organizado e vitorioso. Certamente que a chegada do Mashiach em sua era, completará o ciclo de sobrevivência de um povo, que sem quaisquer mérito mas pela vontade do Criador, ainda vive: AM YISRAEL CHAIR, O POVO DE YISRAEL, VIVE, chegou o Shabat, SHABAT SHALOM!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O SENTIDO PROFÉTICO DE 09 DE AV


"Quando começa o mês de Av, reduzimos nosso júbilo..." (Talmud, Tratado Ta'anit 26). Começando em 1º de Av, usualmente nos abstemos de diversas atividades que estão associadas à alegria.
9 de Av
O dia 9 de Av, Tishá BeAv, celebra uma lista de catástrofes tão graves que é claramente um dia especialmente amaldiçoado por D'us. O Primeiro Templo foi destruído neste dia. Cinco séculos mais tarde, conforme os romanos se aproximavam do Segundo Templo, prontos para incendiá-lo, os judeus ficaram chocados ao perceber que o Segundo Templo foi destruído no mesmo dia que o Primeiro.
Quando os judeus se rebelaram contra o governo romano, acreditavam que seu líder, Shimon bar Kochba, preencheria suas ânsias messiânicas. Mas suas esperanças foram cruelmente destroçadas em 135 EC, quando os judeus rebeldes foram brutalmente esquartejados na batalha final em Betar. A data do massacre? Nove de Av, é claro!
Os judeus foram expulsos da Inglaterra em 1290 EC em, você já sabe, Tishá BeAv. Em 1492, a Idade de Ouro da Espanha terminou, quando a Rainha Isabel e seu marido Fernando ordenaram que os judeus fossem banidos do país. O decreto de expulsão foi assinado em 31 de março de 1492, e os judeus tiveram exatamente três meses para colocar seus negócios em ordem e deixar o país. A data hebraica na qual nenhum judeu mais teve permissão de permanecer no país onde tinha desfrutado de receptividade e prosperidade? A esta altura, você já sabe que é 9 de Av.
Pronto para mais? A Segunda Guerra e o Holocausto, concluem os historiadores, foi na verdade a conclusão arrastada da Primeira Guerra, que começou em 1914. E sim, a Primeira Guerra Mundial começou, no calendário hebraico, a 9 de Av - Tishá BeAv.
O que você conclui disso tudo? Os judeus vêem estes fatos como outra confirmação da convicção profundamente enraizada de que a História não ocorre por acaso; os acontecimentos - mesmo os terríveis - são parte de um plano Divino, e têm um significado espiritual. A mensagem do tempo é que há um propósito racional, muito embora não possamos entendê-lo.
FONTE: www.pt,chabad.org


terça-feira, 24 de julho de 2012

DIA 28 E 29 DE JULHO – 09 de AV, Leitura da Megilat Eicha (Lamentações)

JEJUM e Leitura da Torá


Medo do escuro? Acenda a Luz no dia mais desprovido de Luz do ano: Tisha B'Av.

 

Os kabalistas consideram Tisha B'Av (o 9º dia de Av) o dia mais negativo – e potencialmente o mais positivo – do ano. É um dia que se presta a calamidades. Ao longo da história, muitas guerras e eventos destrutivos ocorreram nesse dia.


No entanto, onde existe grande escuridão existe grande potencial de Luz. Tudo depende das nossas ações. Ao fazermos conexões kabalísticas específicas nesse dia, podemos assumir o controle de qualquer negatividade que possa vir a nos atingir – bem como ao mundo – e transformá-la em bênçãos, numa plena sintonia com o Criador.


A conexão de Tisha B'Av é uma experiência única e poderosa, acompanhe-nos nessa jornada! 

sábado, 21 de julho de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – Matot, Tribos


Pararashá Mística 45º , Numeros 30.2– 32.42;

O relato da Torá dentre algumas referencias faz alusão a tomada de decisão das tribos de Reuven e Gad, de não desejarem atravessar o Jordão, para a tomada da terra prometida. E como o Criador os alertou de uma decisão precipitada, havendo por parte daquelas tribos uma correção nos propósitos e reintegração ao grupo.

A grande indagação é, por que o Criador não concordou com a proposta das tribos? Primeiro, porque a atitude de ficar fora da tomada da terra prometida, era um gesto de grande egoísmo, pois alguns dos seus irmãos seriam certamente sacrificados nos combates; segundo porque certamente ficariam longe da orientação dos líderes do povo, seriam assimilados e teriam seus valores comprometidos.

ESTUDO DO ZOHAR Vol 21 – MATOT – TRIBOS.

“Rabino Yehuda e Rabi Yitschac falar sobre as mulheres sábias de coração que tecem e trabalham com suas mãos, das quais se originam as mulheres que combinam Juízo e Misericórdia. Nós ouvimos que Rabi Elazar disse que cada mulher é considerada Juízo até que ela se casa com um homem de Yisrael, que é a compaixão, e, portanto, Juízo e Misericórdia são unidos. Por isso os rabinos explicam por que há restrição para os homens de Israel se relacionar com mulheres de outras nações. Ouvimos que Deus chamou as almas dos Yisraelitas, Chesed, de modo que o mundo nunca mais estaria sem amor. A partir disso, fica claro que quem destrói a Chesed não estará no Mundo Vindouro. Matot termina com uma referência ao casamento, do levirato, onde o irmão do homem sem filhos restaura Chesed para o mundo”.

Em nossa caminhada devemos nos esforçar para desenvolvermos nossa espiritualidade, sacrificando o EGO, e procedendo as devidas correções. A manutenção de valores é fudamental e a priorização de valores também no controle do desejo, de não ser somente para si, mas pelo compartilhar também para o outro. Shalom!

*Prof. Altamiro de Paiva

sexta-feira, 20 de julho de 2012

SHABAT SHALOM – A Redenção é Total


A violência existente no mundo é o resultado da desconexão do ser humano com o Criador. Há um caos instalado e há séculos as religiões lutam para restabelecer o equilíbrio social, cujos esforços parecem ser inúteis. Precisamos rever os fatos que motivaram tal estado e descobrir que o descaso no processo de correção espiritual tem gerado tamanha situação.

Quando a religião preocupada com a visão de salvação causa exclusão, possibilitando a apenas certo número de escolhidos alcançá-la, fomenta a insatisfação e o desequilíbrio espiritual geral uma maior manifestação do Ego, alimentando o caos. A visão da correção de todos manifestada pela mudança do comportamento reativo em proativo, e o controle do desejo de não apenas receber para nós, compartilhando, legará ao mundo o começo de uma era de total regeneração, a Era do Mashiach, quando por fim toda a humanidade será redimida. Chegou o Shabat. SHABAT SHALOM!

DIA 19 DE JULHO COMEÇOU A LUA NOVA DE AV – LEÃO – 5772



“Soprai o Shofar na Lua Nova, no tempo fixado como dia da nossa festa. (Tehilim (Salmos) 81:4, Biblia Judaica).

Não se trata de horóscopo a Astrologia Kabalistica Judaica não submete o homem ao prenúncio, mas sinaliza situações deste período. O leonino carrega uma luz muito grande e esse brilho costuma exercer um certo fascínio nas pessoas. Como tudo tem seu aspecto negativo, o leonino (e todos nós no mês de leão) precisa ter atenção redobrada quanto a sua vaidade e quanto ao desejo de receber só para si, controlar os outros.
A letra Teth está relacionada à Leão e ao ocultamento da luz como o de um novo ser na barriga da mãe. O próprio formato da letra sugere uma gravidez. O valor numérico desta letra é nove, indicando os meses de gestação.
Caf representa o Sol, regente de Leão, e está associada à nossa capacidade de realizar nossos potenciais, energias que carregamos desde o nosso nascimento. É importante revelar nossos talentos, não para satisfazer a vaidade, mas para compartilhar com o mundo a beleza do processo criativo, que nos torna imagem e semelhança do Criador.
Scanear essas letras da direita para a esquerda durante este período nos dar poder para mantermos o nosso equilíbrio emocional, com a questão da vaidade, onde o desejo de receber só para si aflora com mais intensidade. Shalom! 

terça-feira, 17 de julho de 2012

SINTONIA SEMANAL – COMPARAÇÕES


Todos nós já vivemos momentos em que pensamos ser melhores ou piores do que os outros: “Tenho menos dinheiro do que ela” ou “Sou mais inteligente do que ele”. Mas qualquer um que esteja no caminho espiritual deveria saber a importância de trabalhar a eliminação tanto do engrandecimento quanto da baixa autoestima.
Nunca devemos nos considerar melhores ou piores do que qualquer outra pessoa, não importa as circunstâncias.

A vida se trata de usarmos exatamente o que nos foi dado para revelar o máximo de Luz que pudermos neste exato momento.

Por exemplo, quando estamos no caminho espiritual, podemos ter mais ferramentas para nos conectarmos com a Luz do que alguma outra pessoa. Mas aquele que possui mais recursos, também tem mais responsabilidade de revelar Luz para si próprio e para os outros.

Uma forma de pararmos com as comparações é nos focarmos no trabalho que nós fomos designados a revelar. Se nos ocupássemos de verdade em fazer nosso próprio trabalho específico, sequer pensaríamos se somos superiores ou inferiores a qualquer um.

Não vamos nos distrair de nossa tarefa com comparações sobre quem tem o quê.
No caminho espiritual, somos todos iguais. Sempre que nos pegarmos sentindo qualquer coisa diferente disso, vamos mudar o foco, e encontrar formas de revelar Luz naquele momento, exatamente com aquilo que nos foi dado.
Tudo de bom,
YEHUDA BERG – KABBALAH CENTRE

sábado, 14 de julho de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – PINCHAS - Cura


Pararashá 41º, Nm. 25:10-29:40, Jr 1:1-2:3; para 14 de Julho.

ZOHAR – VOL. 20;

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA


Um plano articulado por Midianitas e o povo de Moav estava sendo levado a cabo contra Moshê, depois dos acontecidos com Balak. Agora uma grande orgia estava sendo perpetrada para fazer o grande libertador de Yisrael desconectar-se do seu Criador, e assim certamente cair em desgraça e trazer a maldição sobre todo o povo, que rumava para Kenaan, em busca do cumprimento da promessa.

Na cena grotesca destaca-se em plena orgia Zimri príncipe dos Simionitas e Cozbi a Midianita filha de Tsur. Era a desmoralização de todo o povo, que muitos fizeram acompanhar em cenas de adultério a céu aberto, sob os olhares de Moshê que parecia impotente, surgindo na cena PINCHAS, filho de Eleazar, neto de Aharon, que busca ao líder Hebreu sobre o acontecido tomando conhecimento que a pena para tudo aquilo seria a morte.

Tomando de uma lança Pinchas, mata o casal adultero, estancando a mortandade de 24 mil homens que tombaram pela desobediência. Pinchas recebeu a bênção de Hashem, e tornou-se um dos sacerdotes escolhidos pelo Eterno e símbolo da cura nesta Parashá. Aproveitemos este Shabat de Pinchas para proceder as nossas devidas correções, voltando-se em direção da luz circundante, e atingindo assim a espiritualidade plena, a Tsion, Shalom!

Prof. Altamiro de Paiva

sexta-feira, 13 de julho de 2012

SHABAT SHALOM – E Finalmente Chegará a Paz


Já estamos há mais de 5772 anos de existência da humanidade, pelo menos a que faz parte da narrativa de Bereshit, do Gênesis. De lá prá cá o mundo padece em razão da quebra do Kli, do vaso, e da desconexão com o seu Criador. Mas na Toráh e nos profetas há um vislumbre de esperança para a total restauração, a ERA DO MASHIACH, A ERA DO MESSIAS, onde a terra será iluminada pela Shehinah do Eterno, desaparecendo toda dor, angústia e morte. Aí gritaremos: “GENTE! VEJAM, O MESSIAS CHEGOU”, é finalmente chegará a Paz. SHABAT SHALOM! 

terça-feira, 10 de julho de 2012

LUA NOVA DE AV - LEÃO


“Soprai o Shofar na Lua Nova, no tempo fixado como dia da nossa festa. (Tehilim (Salmos) 81:4, Biblia Judaica).

Olá, Shalom! No dia 19 de Julho, Quinta Feira, um novo Portal Cósmico está se abrindo, a Lua Nova de Av - Leão, quando situações diversas serão mostradas para que possamos, estar atentos ao nosso dia-dia. Segundo a Toráh Oral os nossos atos não são determinados pelo Zodíaco, mas as informações servem como sugestão para o exercício do livre arbítrio concedido pelo Criador.

O calendário kabalístico é baseado nos ciclos da Lua, e em cada mês nos afeta de forma diferente. A Conexão de Lua Nova oferece consciência e meditações especiais para nos ajudar a usar a energia do mês para alcançar mais felicidade e plenitude. 

sábado, 7 de julho de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – BALAK - Destruidor


Pararashá 40º, Nm. 22:2-25:9, Mq 5:6-6:8; 07 de Julho.
ZOHAR – VOL. 19;

7. "Então ele mandou mensageiros a Bilam"

Rabi Shimon diz como Balaque enviou uma mensagem para Bilam para pedir-lhe para amaldiçoar os filhos de Israel, uma vez que Balaque sabia do alto nível de Bilam em feitiçaria. Ouvimos sobre o que foi preparada pelo feiticeiro para os espíritos impuros para atraí-los , e que seria colocado sobre a mesa de madeira de acácia no tabernáculo com a finalidade de anular a ação do Espírito do Criador, que poderia surgir do alto, dos céus.

133. "Então ele mandou mensageiros a Bilam, filho de Beor" (Ibid., 5-6). Há 28 palavras aqui, correspondentes aos 28 níveis de bruxas e feiticeiros de magia usando um pássaro. Precisava o Rei falar com Bilam e enviou instruções claras imediatamente antes de sua chegada, dizendo: "Eis aqui um povo saiu do Egito ... Vem agora, pois, peço-vos, amaldiçoa-os "(Bemidbar 22:6). Ele devia primeiro se juntar com ele, e suborná-lo e só após informa-lo o que desejava fazer.


COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

Balak rei de Moav não tinha boas intenções para com o povo de Yisrael, que naquele instante passaria por suas terras. A prática religiosa do Rei era ligada a feitiçaria, utilizando aves, ainda hoje essa prática abominável pelo Criador é usada, com a intenção de trazer desgraça às pessoas vistas como boas e bem intencionadas.

O certo é que Bilam, ou Balaão como é conhecido seria o instrumento para proferir a maldição contra o povo de Yisrael. Apesar da sinalização da burrinha que falou, e do próprio Criador que o advertiu, Bilam prosseguiu no seu intento, o do Rei de Moav, contudo, no instante em que foi proferir a maldição, proferiu Bênçãos.

Yisrael mais uma vez venceu, e seus inimigos foram derrotados. Quando estamos na Luz do Criador toda negatividade é vencida, mesmo que poderes externos tentem contra nós, seremos vencedores. O Criador pode mudar o curso da história de um povo, e de uma pessoa, os Kabalistas fazem referencia a prática de ler o Zohar ou de scaneà-lo com os olhos, no original, gerando proteção e Bênçãos. Shalom!

Prof. Altamiro de Paiva

 

 

sexta-feira, 6 de julho de 2012

SHABAT SHALOM – Quando Tudo estiver a Terminar


Como o tempo passa rápido, tudo parece ocorrer num piscar de olhos. Trabalho, casamento, filhos já casados, novo estilo de vida, traços de que estamos envelhecendo. É a jornada da existência cumprindo seu desiderato parecendo que tudo está a fenecer, o entardecer da existência.

Uma coisa apenas nos comove, só temos aquilo que o Criador nos concedeu. Prá que mais? Se o livro estará se encerrando? Pulsa, igualmente, ainda na nossa existência que há um esforço para melhorar e viver, relacionando-se com o Próximo e com o Criador. Quando somos gratos por tudo, o Universo conspira ao nosso favor. Chegou o Shabat, Shabat Shalom!.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

SINTONIA SEMANAL – ESTAMOS ADORANDO AO CRIADOR?



Quando ligamos a TV em poucos segundos nos deparamos com emissoras religiosas. Em cada uma delas o seu seguimento é o que está certo, que “Jesus” vem buscar o seu povo, mas se referem a sua igreja. Outros canais líderes religiosos fazem acusações a outros, enfim uma salada de doutrinas, e uma desavença dentro do que se chama Cristianismo.

A que se deve a isso: Unicamente ao interesse econômico que faz valer quanto mais seguidores existam no seguimento religioso. Antigamente isso ocorria em pregadores cristãos Americanos, ricos, poderosos, excelentes oradores, com uma coisa em comum: donos de um império econômico.

O Brasil aprendeu a lição. O cristianismo está dividido; cenas de demônios sendo expulsos ocorrem diante das câmeras, sacos e sacos de dinheiro são arrecadados. Pensa que os fies acham ruim? Claro que não dizem “que o homem de Deus tem que viver bem”. Conheço uma velhinha que sempre visita a nossa casa e sempre ajudamos como podemos pois não somos ricos.

Certa feita essa honesta senhora chegou em minha casa e nos disse que tinha dado a metade da sua pensão a sua igreja. E que aos 70 anos tinha descoberto que Deus tinha um plano prá Ela. Coitada, que plano, a salvação em troca de um dízimo? Quanto engano? É a promessa de que vão virar empresários. Aqui prá nós os pregadores americanos em comparação aos brasileiros viraram fichinhas.

Até quando isso continuará acontecendo? Só existe uma maneira e os políticos não querem, adivinhem por quê? TRIBUTEM OS DIZIMOS DAS IGREJAS NO IMPOSTO DE RENDA, E DÊEM AOS FIÉS RECIBOS DA DOAÇÃO. Se os donos de Deus ler este artigo, vão dizer aos fies que esta palavra: “NÃO É DE DEUS, E QUE É COISA DE QUEM ESTÁ DESVIADO DA IGREJA DO SENHOR”. E a farsa continua, ou NÃO? SHALOM!

Prof. Altamiro de Paiva

segunda-feira, 2 de julho de 2012

CURSO DE KABBALAH PARA PRINCIPIANTES



Dia 1 de Julho deste ano, no horário da tarde, começamos o CURSO DE KABBALAH PARA INICIANTES. Participaram da 1ª Aula cinco inscritos dos quais quatro são estudantes de Filosofia da UFRN. Foi um instante muito gratificante quando examinamos a sabedoria da Kabbaláh, e a Toráh. Impressionou-me o interesse dos inscritos, certamente seremos abençoados pelo Criador. Shalom!