sábado, 7 de julho de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – BALAK - Destruidor


Pararashá 40º, Nm. 22:2-25:9, Mq 5:6-6:8; 07 de Julho.
ZOHAR – VOL. 19;

7. "Então ele mandou mensageiros a Bilam"

Rabi Shimon diz como Balaque enviou uma mensagem para Bilam para pedir-lhe para amaldiçoar os filhos de Israel, uma vez que Balaque sabia do alto nível de Bilam em feitiçaria. Ouvimos sobre o que foi preparada pelo feiticeiro para os espíritos impuros para atraí-los , e que seria colocado sobre a mesa de madeira de acácia no tabernáculo com a finalidade de anular a ação do Espírito do Criador, que poderia surgir do alto, dos céus.

133. "Então ele mandou mensageiros a Bilam, filho de Beor" (Ibid., 5-6). Há 28 palavras aqui, correspondentes aos 28 níveis de bruxas e feiticeiros de magia usando um pássaro. Precisava o Rei falar com Bilam e enviou instruções claras imediatamente antes de sua chegada, dizendo: "Eis aqui um povo saiu do Egito ... Vem agora, pois, peço-vos, amaldiçoa-os "(Bemidbar 22:6). Ele devia primeiro se juntar com ele, e suborná-lo e só após informa-lo o que desejava fazer.


COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

Balak rei de Moav não tinha boas intenções para com o povo de Yisrael, que naquele instante passaria por suas terras. A prática religiosa do Rei era ligada a feitiçaria, utilizando aves, ainda hoje essa prática abominável pelo Criador é usada, com a intenção de trazer desgraça às pessoas vistas como boas e bem intencionadas.

O certo é que Bilam, ou Balaão como é conhecido seria o instrumento para proferir a maldição contra o povo de Yisrael. Apesar da sinalização da burrinha que falou, e do próprio Criador que o advertiu, Bilam prosseguiu no seu intento, o do Rei de Moav, contudo, no instante em que foi proferir a maldição, proferiu Bênçãos.

Yisrael mais uma vez venceu, e seus inimigos foram derrotados. Quando estamos na Luz do Criador toda negatividade é vencida, mesmo que poderes externos tentem contra nós, seremos vencedores. O Criador pode mudar o curso da história de um povo, e de uma pessoa, os Kabalistas fazem referencia a prática de ler o Zohar ou de scaneà-lo com os olhos, no original, gerando proteção e Bênçãos. Shalom!

Prof. Altamiro de Paiva

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.