Pararashá Mística 45º , Numeros
30.2– 32.42;
O relato da Torá dentre algumas
referencias faz alusão a tomada de decisão das tribos de Reuven e Gad, de não
desejarem atravessar o Jordão, para a tomada da terra prometida. E como o
Criador os alertou de uma decisão precipitada, havendo por parte daquelas
tribos uma correção nos propósitos e reintegração ao grupo.
A grande indagação é, por
que o Criador não concordou com a proposta das tribos? Primeiro, porque a
atitude de ficar fora da tomada da terra prometida, era um gesto de grande
egoísmo, pois alguns dos seus irmãos seriam certamente sacrificados nos
combates; segundo porque certamente ficariam longe da orientação dos líderes do
povo, seriam assimilados e teriam seus valores comprometidos.
ESTUDO DO ZOHAR Vol 21 –
MATOT – TRIBOS.
“Rabino Yehuda e Rabi
Yitschac falar sobre as mulheres sábias de coração que tecem e trabalham com
suas mãos, das quais se originam as mulheres que combinam Juízo e Misericórdia.
Nós ouvimos que Rabi Elazar disse que cada mulher é considerada Juízo até que
ela se casa com um homem de Yisrael, que é a compaixão, e, portanto, Juízo e
Misericórdia são unidos. Por isso os rabinos explicam por que há restrição para
os homens de Israel se relacionar com mulheres de outras nações. Ouvimos que
Deus chamou as almas dos Yisraelitas, Chesed, de modo que o mundo nunca mais
estaria sem amor. A partir disso, fica claro que quem destrói a Chesed não
estará no Mundo Vindouro. Matot termina com uma referência ao casamento, do
levirato, onde o irmão do homem sem filhos restaura Chesed para o mundo”.
Em nossa caminhada devemos
nos esforçar para desenvolvermos nossa espiritualidade, sacrificando o EGO, e
procedendo as devidas correções. A manutenção de valores é fudamental e a
priorização de valores também no controle do desejo, de não ser somente para
si, mas pelo compartilhar também para o outro. Shalom!
*Prof. Altamiro de
Paiva
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