quarta-feira, 7 de março de 2012

A FESTA DE PURIM – O LIVRAMENTO DE YISRAEL


 *Altamiro de Paiva



         A festa de Purim ocorrerá no dia 07 de Março deste ano de 2012 onde estiver judeus, desde Yerushalaim, Jerusalém, mas também em toda a diáspora, nos judeus espalhados no mundo. Os acontecimentos estão relatados no livro de Ester, quando uma trama organizada pelo ministro do rei Assuerus, Haman, planejou a destruição de todos os judeus que estavam como prisioneiros na Pérsia.

         Ester já tinha se tornado esposa do rei, quando através do seu tio um homem piedoso e temente a D-us, tomou conhecimento do que ocorreria. Mulher corajosa, Ester conclamou um jejum de três dias, e a página de morte transformou-se em vida. O rei Assuerus não podia revogar o decreto para a morte dos judeus, mas diante do apelo da rainha, permitiu-lhes se defenderem.

         Os judeus lutaram e venceram porque o Eterno estava com eles. Haman e toda a sua família foram mortos e o D-us de Yisrael foi glorificado. MESMO NÃO EXISTINDO UMA SÓ VÊZ NO LIVRO DE Ester, a palavra D-us, Ele estava lá, ouvindo o gemido do seu povo. Hoje, novamente o presidente do Irã, antiga Pérsia, defende a extinção do povo Judeu, e do Estado de Yisrael, não precisamos temer a luta dele e com Adonai, o D-us de Yisrael.

         Como judeus Kabalistas nessa noite nos associamos a esse acontecimento, conversaremos com a nossa família sobre o evento, podemos cantar OSSÊ SHALOM BIROMAV e podemos dançar ao som de AVAH NAGUILA AVAHA. Após a bênção de Aharon podemos saborear uma boa pizza com a família e amigos, é um dia de muita festa e grande baile de alegria.

         Para a Kabbalah o fato também se relaciona com a manifestação do EGO, sob a custódia de Amalek, a inclinação para o mal, que permeia os nossos corações. Ao resistirmos o conflito interior reconhecendo a importância do Criador, somos por fim vitoriosos na batalha da mente, e somos reconhecidos pelo Rei, o Eterno, como um povo cuja perseverança e amor ao próximo podem prover a sua redenção.



*Diretor do : B’Nei Noach – Centro de Estudos de Kabbalah

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.