No dia 29 de fevereiro
Judeus Kabbalistas comemoraram o dia do falecimento de Moshê Rabenu, de Moisés
o grande mestre, por isso chama de Hilulá. Todos ligados nas Escrituras Antigas
conhecem a vida e os acontecidos que envolveram o grande libertador de Israel,
o grande Heloim, que com mão poderosa procedeu a redenção de um povo que vivia
na escravidão do Egito.
O fato de ter recebido
as dez palavras ou as dez emanações nos faz lembrar a epopeia do recebimento
dessas tábuas, que na realidade representava a arvore da vida, cuja
imortalidade seria entregue ao povo Hebreu, se não tivesse acontecido o
curto-circuito da idolatria do bezerro de ouro. Por pouco um novo povo se
originaria de Moisés, se não fosse a determinação do grande líder, que propôs
ao Criador o perdão desse povo, ou retirar seu nome do livro da vida.
Mas o que representa a
Toráh, na simbologia da Kabbaláh? Primeiro, A Toráh é uma tecnologia que nos
liga ao plano espiritual. É a arvore da vida que permite a união do plano
físico com a espiritualidade, caracterizada em Moshê, o canal utilizado para
irradiar essa energia redentora, para revelar o mundo dos 99%, os qual está
fora dos nossos sentidos.
A segunda coisa é como
proceder para o Criador ver em mim o meu nível de entrega da alma. O que a Luz
Circundante espera de mim nessa fisicalidade, quando tenho a oportunidade de
exercer o meu amor ao meu próximo, exercendo o desejo de receber não somente
para mim mesmo, mas com a intenção de compartilhar, isso é desenvolvimento de
nível da espiritualidade.
A terceira coisa, é ir
além desse plano físico, elevar-se a tal ponto de atingir a equivalência de
forma e tornar-se como o Criador, no sentido de ser não apenas um receptor, mas
também um doador. Para o Zohar Moisés não morreu, apenas elevou-se se tornando
um com o Criador, codificado com a linguagem de que morreu para os que estavam
no plano físico, em Malchuto, pudessem entender.
E por fim a consciência
messiânica, que deverá ser atingida, não apenas pela presença do Mashiach,
alguém que lidere as forças espirituais deste mundo e proceda a redenção final,
mas com o final das correções da Alma desde Adam Harishon. Um dia amanheceremos
sem a dor, a enfermidade, o sofrimento e a morte, e por fim a chegada da Era messiânica
com a revelação da completa imortalidade, tão almejada por todos. Shalom!
Prof. Altamiro de Paiva
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