segunda-feira, 29 de outubro de 2012

SINTONIA SEMANAL – A VINDA DE MASHIACH


 
TANACH – Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos; eis que eu farei vir ao meu servo, o RENOVO. Zacarias 3:8;

ZOHAR – VOL 8 – SHEMOT

15. A vinda do Messias

99. Naquele tempo o rei, Messias, aparecerá surgindo do Jardim do Eden do lugar chamado o ninho do pássaro "e será revelado na terra da Galiléia”. No dia em que o Messias sair de lá, todo o mundo vai tremer e todos os povos do mundo se esconderão em cavernas e fendas nas rochas e não esperam sobreviver. E relativo a esse tempo, está escrito: "E eles irão se esconder nos buracos das rochas, e nas cavernas da terra, por medo de Hashem, diante da glória da sua majestade, quando ele se levantar para abalar terrivelmente a terra "(Yeshayah 2:19).

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

Há um clamor mundial diante da situação que se encontra a humanidade sobre a terra. Sem dúvidas vivemos em um período onde jamais se viu tanto desenvolvimento tecnológico, evolução da medicina, e descobertas científicas, principalmente com a aproximação dos povos através da Internet e das Redes Sociais.

Paralelo a esse êxtase de acontecimentos, corre em via paralela: a miséria, a pobreza no continente Africano, a AIDS disseminando mortes, a falência da Ecologia, a Europa em crise econômica, descrença da espiritualidade, descrédito nas religiões ineficazes em dar uma resposta positiva, enfim, estamos vivendo um Caos. Parece até que não haverá mais solução.

A Bíblia e o Zohar nos trazem respostas animadoras, a chegada do Messias. Mesmo para correntes judaicas com posições diferentes, há esse grito de esperança. Uma coisa é certa, o Mashiach não virá, enquanto não procedermos a devida retificação, mudanças em nosso comportamento egoísta, de tudo ser somente meu, e fecharmos as mãos para o compartilhar, vendo ao nosso lado o nosso irmão morrer de fome. Somente depois dessa mudança, entraremos na Era MESSIANICA, Shalom!

By Prof. Altamiro de Paiva

sábado, 27 de outubro de 2012

CONEXÃO DE SHABAT - LECH LECHÁ, Saida


Pararashá 3º, Gn.12:1 - 17:27, Is. 40:27 - 41:16.

ZOHAR – VOL. 03 – LECH LECHÁ

6. "E eu farei de ti uma grande nação" (A)

“Todas as bênçãos que Avraham recebeu são explicados na seção seguinte do Zohar. Avraham recebeu estas bênçãos porque ele permitiu que seu ego se rendesse totalmente ao Criador.

A relevância desta Passagem”

“A inteligência do corpo cria uma ilusão de que estamos no controle de nossas vidas. No entanto, ansiedade, medo, tumulto emocional e caos externo, continuarão a ser uma aflição. Quando não nos deixamos envolver pela ilusão e abrimos mão do controle, criamos um espaço para a Luz do o Criador entrar na nossa existência, retirando toda a escuridão. Nós adquirimos o poder das bênçãos que Avraham recebeu, incutindo-nos com a coragem de confiar ao Criador o controle sobre nossa vida”.

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

Nesta porção da Torá o relato é sobre Avraham Avinu, sobre o nosso Pai Abraão, o seu chamado, e os incidentes da sua saída de UR dos Caldeus. Homem que naturalmente vivia no meio da idolatria, porém o Criador conhecia a sua Kavanáh, suas intenções para com o Eterno, daí ter sido escolhido.

Seria por si só pai de uma grande nação (Israel), e nele seriam abençoadas todas as famílias da terra. Durante a caminhada alguns incidentes se sucederam, como: a destruição de Sodoma e Gomorra, cidades incendiadas e sepultadas no meio do mar Morto; O encontro com Melquisedec; a ida para o Egito e a mentira dita ao Faraó, de que Sara, era sua irmã etc.

Havia em Abraão um excesso de confiança diante do seu chamado, para aquela missão. Ele deixou-se conduzir pela sua inteligência e não confiou a sua destinação nas mãos do Eterno, daí ter ido ao Egito, e ter mentido, o Criador não mandou que fizesse tal coisa, e aí, o Ego, Há Satã, estava no controle. Quando não deixamos o Criador nos conduzir, podemos cometer atos contrários a sua Toráh, mas ao permitirmos que a sua luz circundante nos atinja, a escuridão é dissipada e voltamos a nos conectar com o mundo espiritual. Shalom!

*Prof. Altamiro de Paiva

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

SHABAT SHALOM – Tudo pela Inclusão


 
Fomos educados desde a mossa infância a exercer certo grau de superioridade sobre as pessoas tornando-as quase nulas em suas posições. A Religião tem sido uma das realidades que tem produzido mais exclusão no mundo grupal, do que qualquer outro fator, pois a pseuda Moral e ética por ela assumida, chega a dividir lares, pais e filhos, mesmo dentro da mesma fé.

Mas por que isso? Porque nos ensinaram que a religião nossa e somente a nossa é a verdadeira, a única que salva, muitas vêzes com critérios diferentes mais com uma coisa em comum, o mesmo salvador. Aí surgem as distorções religiosas e os absurdos de crenças com mais finalidade de excluir pessoas, do que incluir no processo de restauração.

Quando o Criador no monte Sinai entregou a Moshê a Torá, não foi lhe confidenciado nenhuma forma de religião, mas requerida apenas obediência as Mitsvot, que resultam do caráter do Eterno. Há necessidade de repensarmos nosso estilo espiritual, se for desagregador tal comportamento religioso não representa o antídoto, para a queda do homem, mas uma mera especulação, de poder fazer ou não, assegurando o céu a pobres mortais, que algumas vezes não o podem alcançar por ser um mito, e os tornam exclusos de um processo profundamente equivocado. Chegou o Shabat, SHABAT SHALOM!

By Prof. Altamirto de Paiva

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SINTONIA SEMANAL – Permita um Espaço para o Outro


 
TEXTO DA INTENÇÃO: Luz Inifnita, o Antigo Caminho da Cablá - rumo ao amor, crescimento espiritual e força pessoal; Rabino David Aaron, Sefer, pg. 22, 2009. 

“Considere o paralelo entre a história da Criação e a sua própria vida hoje, no mundo moderno. No começo, há apenas você. Para amar, você precisa sair do centro e criar um espaço para um outro. O amor só começa quando isso é feito – você “sai do caminho” para dar espaço a outra pessoa em sua vida”;

“Em outras palavras, se você é egocêntrico, não está pronto para o amor. Se é egocêntrico, não consegue criar espaço suficiente para cuidar de outra pessoa. O amor verdadeiro não é somente criar esse espaço em sua vida para outra pessoa, mas também respeitá-lo e mantê-lo. É fazer parte e, ao mesmo tempo, manter-se afastado da vida de alguém”.

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

Vivemos em um mundo em que a família passa por um instante de dificuldade, em sua finalidade. O núcleo familiar está desaparecendo em todo o mundo e dando lugar a arranjos que não sustentam a sua destinação, cresce o número de divórcios e cada vez mais, e milhares de crianças são chamadas a uma adaptação de vida cujos reflexos somente o futuro dirá.

As estatísticas relacionadas com a violência contra a mulher apresentam um resultado realmente funesto. Todos os dias em nosso país, Brasil, uma mulher é violentada e morta, quando não pelos seus ex-maridos ou amantes, por pessoas que residem às redondezas da vítima. Mas finalmente o que está ocorrendo? Certamente muitos indicadores podem ser citados: desagregação familiar, situações passionais, sentimento de posse do outro etc. Mas uma das principais causas é o EGOISMO.

Enquanto não considerarmos o outro como parte nossa, não deixaremos de agredir, de violentar e matar. Enquanto não voltarmos para o cumprimento da Toráh, das Mitsvot, estaremos vulneráveis ao inimigo maior, o oponente, o nosso EGO. A religião sucumbiu no tresloucado comércio de Deus, e perdeu a sua função, tornou-se medíocre, sem qualquer significado. É TEMPO DE VOLTARMOS AO CRIADOR.

By Prof. Altamiro de Paiva

sábado, 20 de outubro de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – Noach, Descanso


 
Pararashá 2º , Gn.6:9-11:32, Is 66:1-24;

ZOHAR – VOL. 02 - NOACH

5. "E a terra estava corrompida"

“31. Mas depois de Noach , todos os descendentes da Humanidade são chamados pelo seu nome, "as gerações de Noé". Os descendentes de Noé são descritos em um sentido muito respeitoso, porque ele garantiu para nós existência permanente no mundo, em contraste com "as gerações de Adão", que os descreve num sentido desonroso, como ele nos levou a sermos expulsos daquele mundo trazendo a morte a todos”.

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO

A segunda porção da Torá se chama Noach (Noé) e relata como dez gerações depois da Criação da humanidade chegaram a um nível tão baixo de negatividade que atraiu um dilúvio. Noach era um justo e por isso foi salvo. Os cabalistas discutem o nível espiritual de Noach e comparam com o nível atingido por outros justos posteriores. O objetivo não é julgar Noach, mas sim nos ensinar lições para nosso próprio crescimento.

O que nos ensina o nível místico da Toráh desse fato? Aprendemos que precisamos ter uma postura diferente diante do Caos, um comportamento justo para sermos contribuintes da criação da história. Apesar de dificuldades posteriores demonstradas por Noach, ele participou de um novo tempo, erguendo um altar ao Criador, religando a comunicação da Luz com Malchut, o mundo da ação, a circunstancias em que vivemos.

*Prof. Altamiro de Paiva

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

SHABAT SHALOM – Conectado com o Criador


 
Quase não nos apercebemos de que há um controle nas leis universais existentes no Cosmos. Tudo parece estar dentro de uma simetria, cujo equilíbrio torna o nosso conhecimento intrigante, astros, sol e Lua, e oceanos, cumprem um papel em constante equilíbrio, permitindo o fluir da vida.

Quando estamos sós não nos apercebemos da Luz e da escuridão, da vida e da morte, do equilíbrio e do desequilíbrio. Uma fonte de energia mantém tudo sobre controle e essa energia é o Criador. Quando nos conectamos nele recebemos luz que nos torna um vaso apto a sermos semelhantes a Ele, como na nossa origem, e assim atingimos a equivalência de forma. Chegou o Shabat. SHABAT SHALOM!

By Prof. Altamiro de Paiva

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DIA 15 DE OUTUBRO COMEÇOU A LUA NOVA DE ESCORPIÃO - CHESVAN – 5773


 

 

“Soprai o Shofar na Lua Nova, no tempo fixado como dia da nossa festa. (Tehilim (Salmos) 81:4, Biblia Judaica).


Não se trata de horóscopo a Astrologia Kabalistica Judaica não submete o homem ao prenúncio, mas sinaliza situações deste período. O signo, representado por Escorpião, é associado ao potencial de transformação. Há um chamado para sermos humildes e abandonarmos a vaidade, sacrificando o EGO, nosso principal Oponente.
Dalet é a letra correspondente a Escorpião e regente de Áries, ou Marte, planeta que simboliza a luta e o desejo de receber, a meditação nessas letras faz alcançar a humildade.

A letra Nun também tem a haver com humildade, o jeito dela é como uma forma curvada, como se fosse um servo se curvando com uma coroa. O ser humano como a coroa da Criação.

Scanear essas letras da direita para a esquerda durante este período nos dar poder para mantermos um melhor relacionamento com as pessoas, no amor, quanto nas relações pessoais, permitindo uma melhor convivência e gerando o entendimento tão necessário a realização da Shalom, da Paz.

By Prof. Altamiro de Paiva

Meditação Semanal 1


 

 

Desperte o remorso em seu coração por maus atos do passado. Aceite a franca verdade espiritual de que os problemas em sua vida são resultado de ações passadas. A concentração sobre este nome, mediante o scanear das letras, (passar os olhos sobre) da direita para a esquerda, arrancará neste instante as sementes negativas que você já plantou. Ao fazê-lo, você transforma seu passado, reforma seu presente e garante para si mesmo um futuro cheio de alegria e plenitude.
Prof. Altamiro de Paiva

sábado, 13 de outubro de 2012

CONEXÃO DE SHABAT – Parashá Bereshit, No Começo


 
 
 
Pararashá Bereshit , Gn.1:1-6:8, Is.42:5-43:10;

Zohar: Vol. l

 
 
O texto desta conexão tem o foco voltado para a Criação de todas as coisas e por fim a obra prima, Adam Harishom como o primeiro homem, a imagem e semelhança do seu Criador. Mesmo antes do regozijo do Shabat esse ser humano não respeitando as informações, transgrediu ao seu feitor, caindo e quebrando-se, e cada parte sua está por cada um de nós representado.

Mesmo que a promessa da restauração tenha sido feita, a dor e o sofrimento ainda fazem parte da correção diária da humanidade. A Torá Oral através da tradição judaica sai da literalidade do texto, para explicar a visão mística do mesmo. Que significa então Bereshit? Como podemos sair da informação fria do seu aspecto literal?

Bereshit foi o começo de tudo, quando o universo estava assentado sobre o Caos, até que o Criador, com seu benevolente desejo de doar, de compartilhar, pôs ordem no Caos. Entendemos, portanto que há um aspecto fundamental de Bereshit para humanidade, por mais difícil que as coisas estejam nesta terra, quando até pensamos que o Mal ganhou do Bem, temos a convicção, que no instante certo, o Criador intervirá no Caos, chegaremos a Era Messiânica, ao equilíbrio do Kosmos, e por fim a humanidade Redimida viverá nesta terra em Paz. Shalom!

Prof. Altamiro de Paiva

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

SHABAT SHALOM – Como é Rápida a Passagem


 
Segunda feira passada dia 08 de outubro, fui ao Cemitério Morada da Paz, aqui em Natal, para o enterro de um primo meu. Ao chegar ao local estava sendo feita uma cerimônia religiosa com um sacerdote católico, que procurava consolar os familiares do falecido, sob a esperança de uma vida Eterna. Interrompi os meus pensamentos, e em silencio olhava para um familiar que há anos atrás brincávamos juntos, sem quaisquer dificuldade, como se fossemos imortais.

Estava diante de uma realidade, o câncer venceu meu primo. Sucumbiu ante a enfermidade, nada conseguiu impedir a continuidade da sua vida. Curvei a minha cabeça e agradeci ao Criador pelos seus anos de vida, e mesmo com a esperança de uma amanhã, fiz rolar uma lágrima, que no silencio a desviei a um lenço. Oh D-us! Como é rápida a nossa passagem, quando enfim cessará a dor e o sofrimento? E enquanto o caixão descia à sepultura, naquele momento final, senti um consolo no meu coração, de que um dia o Criador intervirá neste sistema de coisas, corrigirá o mundo com a chegada do Mashiach, e por fim entraremos no Olam Rabáh, com a redenção de todo o Cosmo e o reencontro de todos que foram separados. Ah! Chegou o Shabat, SHABAT SHALOM.

Prof. Altamiro de Paiva

sábado, 6 de outubro de 2012

Simchat Torá - 7 de Outubro


 


Em apenas um dia, o Simchat Torá nos proporciona alegria para o ano inteiro. Felicidade total – Rav Berg, tradução livre de Days of Power, vol 1.

O Simchat Torá, que significa "Alegria da Torá", desperta imensa alegria no mundo. A Kabbalah ensina que a vida perfeita – a que estamos destinados a levar – pode ser revelada nas palavras da Torá. E nessa festividade, caem as barreiras que separam nossa realidade de nosso ser ideal.

O Zohar explica que a expressão "Alegria da Torá" surge porque, nesse único dia, é possível vislumbrar todo o potencial de perfeição fluindo no mundo inteiro.

Ao participar dessa conexão poderosa, você poderá vivenciar a alegria verdadeira e duradoura do seu "eu aperfeiçoado" em uma celebração repleta de música, dança e felicidade absoluta.

By Kabbalah Centre Brasil

 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

SHABAT SHALOM – Quando Precisamos Recomeçar


 
O Processo de conhecimento é algo fundamental para o crescimento do ser falante. Surgimos numa circunstancia já interpretada, e somos socializados pela escola, pelo lar e por grupos outros, dentre eles o Religioso, e apreendemos que um dia há tempos atrás, uma personagem chamada Adam desconectou-se do seu Criador, e assim todos os homens estão em um estado de queda, necessitando de redenção.

Por outro lado fomos instados a conceber a teoria da transferência de culpa, em que tudo de mal que produzimos é fruto de uma ação do mal, tendo a frente uma personagem má, chamada pela Religião de Satanás. O grande equívoco está aí, somos parte da alma de Adam e necessitamos voltar as nossas origens, e recomeçar, não com uma ação de terceiros, mas por nós mesmos, cujo Ego dentro de nós se tornou o verdadeiro oponente. Precisamos melhorar, chegou o Shabat. SHABAT SHALOM!

Por Altamiro de Paiva

terça-feira, 2 de outubro de 2012

COMEÇA HOJE DIA 02 DE OUTUBRO – SUCOT – A FESTA DOS TABERNÁCULOS


 

A festa é de 7 dias, e o costume é fazer as refeições na Sucá, pequena cabana e nela, orar e estudar. Segundo a kabbalah em cada uma das 7 noites convidamos simbolicamente um dos patriarcas para que habitem junto de nós ( Abraão, Isaak, Jacó, Moises, Aaron, Josué e David). Cada um representa uma sefirá da Àrvore da Vida, de Chesed a malchuth, cada dia representa uma dimensão em nosso ser que vamos "vestir".

Durante os sete dias de Sukot é como o cofre de um banco espiritual contendo Luz Circundante e Luz Interna como estivesse aberto. E você tem total liberdade para pegar desse cofre o tanto de energia de que necessite.

A “Luz Circundante” ajuda você, que é o Criador, de fora para dentro, a expandir sua capacidade espiritual de conter mais Luz e de alcançar o seu pleno potencial espiritual para o próximo ano.

A “Luz Interna”, a sua espiritualidade, protege sua Luz de dentro para fora ao mesmo tempo em que o impulsiona a expandir seu receptor, para que você possa conter mais Luz Circundante.

Para atingir esse objetivo, usamos uma tecnologia precisa, passando o máximo de tempo possível e fazendo o máximo possível de conexões dentro da Sucá, uma estrutura temporária, construída de acordo com requisitos específicos para que possa atuar como um gerador de força espiritual."

Para nós Kabalistas a Sucáh, ou barraca improvisada pode ser um aposento no  interior do seu apartamento, onde você pode meditar sobre o quer o Criador, fez ao seu povo de Yisrael, abrindo o seu coração para que luz circundante derrame sobre si bênçãos maravilhosas. Shalom!

Prof. Altamiro de Paiva