TEXTO DA INTENÇÃO: Luz Inifnita, o Antigo Caminho da Cablá - rumo ao amor, crescimento espiritual e força pessoal; Rabino David Aaron, Sefer, pg. 22, 2009.
“Considere o paralelo entre a história da Criação e a sua própria
vida hoje, no mundo moderno. No começo, há apenas você. Para amar, você precisa
sair do centro e criar um espaço para um outro. O amor só começa quando isso é
feito – você “sai do caminho” para dar espaço a outra pessoa em sua vida”;
“Em outras palavras, se você é egocêntrico, não está pronto para o
amor. Se é egocêntrico, não consegue criar espaço suficiente para cuidar de
outra pessoa. O amor verdadeiro não é somente criar esse espaço em sua vida
para outra pessoa, mas também respeitá-lo e mantê-lo. É fazer parte e, ao mesmo
tempo, manter-se afastado da vida de alguém”.
COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA
Vivemos em um mundo em que a família passa por um instante de
dificuldade, em sua finalidade. O núcleo familiar está desaparecendo em todo o
mundo e dando lugar a arranjos que não sustentam a sua destinação, cresce o
número de divórcios e cada vez mais, e milhares de crianças são chamadas a uma
adaptação de vida cujos reflexos somente o futuro dirá.
As estatísticas relacionadas com a violência contra a mulher
apresentam um resultado realmente funesto. Todos os dias em nosso país, Brasil,
uma mulher é violentada e morta, quando não pelos seus ex-maridos ou amantes,
por pessoas que residem às redondezas da vítima. Mas finalmente o que está
ocorrendo? Certamente muitos indicadores podem ser citados: desagregação familiar,
situações passionais, sentimento de posse do outro etc. Mas uma das principais
causas é o EGOISMO.
Enquanto não considerarmos o outro como parte nossa, não
deixaremos de agredir, de violentar e matar. Enquanto não voltarmos para o
cumprimento da Toráh, das Mitsvot, estaremos vulneráveis ao inimigo maior, o
oponente, o nosso EGO. A religião sucumbiu no tresloucado comércio de Deus, e
perdeu a sua função, tornou-se medíocre, sem qualquer significado. É TEMPO DE
VOLTARMOS AO CRIADOR.
By Prof. Altamiro de Paiva
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