sábado, 27 de outubro de 2012

CONEXÃO DE SHABAT - LECH LECHÁ, Saida


Pararashá 3º, Gn.12:1 - 17:27, Is. 40:27 - 41:16.

ZOHAR – VOL. 03 – LECH LECHÁ

6. "E eu farei de ti uma grande nação" (A)

“Todas as bênçãos que Avraham recebeu são explicados na seção seguinte do Zohar. Avraham recebeu estas bênçãos porque ele permitiu que seu ego se rendesse totalmente ao Criador.

A relevância desta Passagem”

“A inteligência do corpo cria uma ilusão de que estamos no controle de nossas vidas. No entanto, ansiedade, medo, tumulto emocional e caos externo, continuarão a ser uma aflição. Quando não nos deixamos envolver pela ilusão e abrimos mão do controle, criamos um espaço para a Luz do o Criador entrar na nossa existência, retirando toda a escuridão. Nós adquirimos o poder das bênçãos que Avraham recebeu, incutindo-nos com a coragem de confiar ao Criador o controle sobre nossa vida”.

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA

Nesta porção da Torá o relato é sobre Avraham Avinu, sobre o nosso Pai Abraão, o seu chamado, e os incidentes da sua saída de UR dos Caldeus. Homem que naturalmente vivia no meio da idolatria, porém o Criador conhecia a sua Kavanáh, suas intenções para com o Eterno, daí ter sido escolhido.

Seria por si só pai de uma grande nação (Israel), e nele seriam abençoadas todas as famílias da terra. Durante a caminhada alguns incidentes se sucederam, como: a destruição de Sodoma e Gomorra, cidades incendiadas e sepultadas no meio do mar Morto; O encontro com Melquisedec; a ida para o Egito e a mentira dita ao Faraó, de que Sara, era sua irmã etc.

Havia em Abraão um excesso de confiança diante do seu chamado, para aquela missão. Ele deixou-se conduzir pela sua inteligência e não confiou a sua destinação nas mãos do Eterno, daí ter ido ao Egito, e ter mentido, o Criador não mandou que fizesse tal coisa, e aí, o Ego, Há Satã, estava no controle. Quando não deixamos o Criador nos conduzir, podemos cometer atos contrários a sua Toráh, mas ao permitirmos que a sua luz circundante nos atinja, a escuridão é dissipada e voltamos a nos conectar com o mundo espiritual. Shalom!

*Prof. Altamiro de Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.