sábado, 19 de novembro de 2011
CONEXÃO DE SHABAT - Chaye Saráh - A Vida de Sarah
62. "E morreu Sara em Kiryat Arba" Bereshit (Gênesis 23:2). Rabbi Aba observou que, de todas as mulheres do mundo, só para Sarah é citado o número de seus dias e anos e o tempo de sua vida no mundo, bem como o lugar em que ela foi enterrada. Isso mostra que não havia outra mulher no mundo como Sarah.
16. A caverna de Macpela (Parte II)
103. Venha e eis que: Se Efron tivesse visto na caverna o que Avraham viu, ele nunca teria vendido ele. Mas porque Efron não viu nada, pois somente foi revelado para o seu dono, a Avraham, e não a Efron. Portanto Efron não viu nada na caverna. Ele só viu escuridão e, portanto, ele vendeu.
105. Venha e eis que: Quando Avraham entrou na caverna, pela primeira vez, ele viu uma luz. O pó foi retirado dos seus olhos revelando duas sepulturas. Adam se levantou de seu túmulo como numa visão, e olhou para Avraham, e riu. Por isso, Avraham sabia que ele estava destinado a ser enterrado lá.
COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA
Aquele local em Macpela, em Hevron, estava destinado pelo Criador, para ser o local de descanso dos Patriarcas e Matriarcas. Quando Avraham entrou na caverna, a visão de Adam lhe trouxe a confirmação de que aquele lugar era importante, e aí negociou com Efron a compra para sepultar a Sarah.
Por quer Avraham teve a visão com Adam? Porque o Patriarca era um homem que tinha conexão com o Criador, e sabia discernir a sua vontade. Quando o ser humano se conecta com o Criador, ele é capaz de enxergar além da sua visão, do mundo do 1%, entrando na dimensão maior dos 99%, entendendo os mistérios do Eterno, e tomando decisões com repercussão no mundo espiritual. Shalom!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.