sábado, 26 de novembro de 2011

CONEXÃO DE SHABAT - Toldot - Gerações

Pararashá 6º, Gn. 25:19-28:9, 1Sm 20:18-42. 26 de Novembro;
ZOHAR VOL. 04 – TOLDOT

7. "E os filhos lutavam dentro dela" (B) 
 


 “A história de Esav e Ya'akov é interpretada numa analogia com o corpo do homem e órgãos internos. As "crianças lutando juntos dentro dela" referem-se ao cérebro e ao coração. Sua luta pela primazia entre os dois é metaforicamente expressa em Esav vendendo a sua primogenitura a Ya'akov em troca de mingau, o que significa o mundo. Aprendemos também que o coração e o fígado são os órgãos mais importantes. Em seguida, os rabinos exploram mais profundamente a natureza da vida depois da Ressurreição, identificando os elementos de nossa existência prévia de que ainda estará presente após a Redenção Final”.

“O Conteúdo desta Passagem”

“O homem é inclinado a sacrificar em longo prazo a satisfação e bem-estar pela gratificação imediata do ego. Este é o verdadeiro significado da Esav vender seu direito de primogenitura a seu irmão. Contentamos-nos com tigelas de mingau todos os dias, e cego pelo momento, carregamos somente os nossos próprios interesses em detrimento dos nossos entes queridos. Além disso, nós nos iludimos com a crença de que nossas ações egoístas são realmente para o bem de nossas famílias. Essa ilusão é fabricada pelo lado escuro da nossa natureza. Esta passagem remove o véu de ilusão, dando-nos a força e a previsão de não vender a nossa alma quando a tentação para a auto-indulgência surgir”.

COMENTÁRIOS DO PROF. ALTAMIRO DE PAIVA


Habita no Ser humano duas forças que guerreiam entre si, uma boa e outra má. Estas forças elas afloram quando de situações que se faz necessário o exercício do livre arbítrio. Em geral somos levados a transferir culpa quando criamos um curto circuito em nossa vida, quando desobedecemos ao Criador.

Ao compreendermos que a cada momento somos submetidos a testes da nossa natureza, quando estamos conectados ao Criador, agiremos de modo proativo e nunca reativo. Manter essas forças internas sob controle nos permitirá conviver com as situações adversas, permitindo o aperfeiçoamento da nossa espiritualidade e desenvolvendo uma maior capacidade de convivência como o nosso semelhante, tornando o mundo mais justo e mais humano. Shalom!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.