“Todas as bênçãos que Avraham recebeu são explicados na seção seguinte do Zohar. Avraham recebeu estas bênçãos porque ele permitiu que seu ego se rendesse totalmente ao Criador.
A relevância desta Passagem”
“A inteligência do corpo cria uma ilusão de que estamos no controle de nossas vidas. No entanto, ansiedade, medo, tumulto emocional e caos externo, continuarão a ser uma aflição. Quando não nos deixamos envolver pela ilusão e abrimos mão do controle, criamos um espaço para a Luz do o Criador entrar na nossa existência, retirando toda a escuridão. Nós adquirimos o poder das bênçãos que Avraham recebeu, incutindo-nos com a coragem de confiar ao Criador o controle sobre nossa vida”.
Nesta porção da Torá o relato é sobre Avraham Avinu, sobre o nosso Pai Abraão, o seu chamado, e os incidentes da sua saída de UR dos Caldeus. Homem que naturalmente vivia no meio da idolatria, porém o Criador conhecia a sua Kavanáh, suas intenções para com o Eterno, daí ter sido escolhido. Seria por si só pai de uma grande nação (Israel), e nele seriam abençoadas todas as famílias da terra. Durante a caminhada alguns incidentes se sucederam, como: a destruição de Sodoma e Gomorra, cidades incendiadas e sepultadas no meio do mar Morto; O encontro com Melquisedec; a ida para o Egito e a mentira dita ao Faraó, de que Sara, era sua irmã etc.
Havia em Abraão um excesso de confiança diante do seu chamado, para aquela missão. Ele deixou-se conduzir pela sua inteligência e não confiou a sua destinação nas mãos do Eterno, daí ter ido ao Egito, e ter mentido, o Criador não mandou que fizesse tal coisa, e aí, o Ego, Há Satã, estava no controle. Quando não deixamos o Criador nos conduzir, podemos cometer atos contrários a sua Toráh, mas ao permitirmos que a sua luz circundante nos atinja, a escuridão é dissipada e voltamos a nos conectar com o mundo espiritual. Shalom!
*Prof. Altamiro de Paiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.